Mais um docente da Faculdade UNINASSAU Caruaru teve um artigo publicado em conceituada revista acadêmica, dessa vez, chegando ao nível internacional. O professor dos cursos de Engenharias Civil e Mecânica, Rafael Campos, foi um dos autores de um trabalho publicado na revista Qualis A1 (classificação que contempla periódicos de excelência internacional) intitulada Ocean Engineering, da Inglaterra.
O título do trabalho foi “Método da colocação para vibrações de flexão, torção e axiais de aerogeradores offshore em fundação tipo monopilar”. A energia eólica offshore é a fonte de energia limpa e renovável obtida aproveitando a força do vento que sopra em alto-mar. Naquele ambiente, alcança-se uma velocidade maior e mais constante, devido à inexistência de barreiras. São desenvolvidas megaestruturas assentadas sobre o leito marinho e dotadas das últimas inovações técnicas para obter esse tipo de energia nessas condições.
O docente destaca a importância do trabalho e como ele pode ajudar outros estudos. “Foi realmente uma experiência muito gratificante, visualizar uma ideia concebida se transformando em excelentes resultados concretos. A nossa expectativa é que outras publicações nesta linha surjam, trazendo contribuição ao conhecimento dos aerogeradores onshore e offshore aqui no Brasil, colocando-o na posição de destaque mundial que merece”, destaca o professor da UNINASSAU.
O trabalho está no idioma da língua inglesa, já que a revista é de cunho internacional, e teve a participação também dos professores Cícero Vitor, Camila Mahon, Augusto César Albuquerque e Paulo Marcelo Vieira.