Semana do Bebê com várias atividades nos CRAS e USFs de Caruaru

Palestras, rodas de conversa, oficinas, entre outras ações, marcam a Semana do Bebê em Caruaru, com atividades realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade e da zona rural. A programação começou no dia 30 de novembro e seguiu até esta sexta-feira (04).

No CRAS Rendeiras do Cedro, por exemplo, houve atividades formativas e recreativas, com a distribuição de brindes às famílias do Programa Leite de Todos. Na área que compõe o CRAS Pau Santo foi realizada palestra no Residencial Jardins, abordando temas como primeira infância, violência obstétrica e a Lei Nascer Bem. Distribuição de brindes também esteve na programação.

Já no CRAS Maria Auxiliadora houve palestra sobre a primeira infância, documentação civil e os direitos socioassistenciais da família, bem como sorteio de brindes.

Nas USFs, a programação também está extensa, com a realização de palestras, oficinas e rodas de conversa. Entre os assuntos debatidos, estão aleitamento materno, saúde bucal, puericultura, parto humanizado e prevenção de acidentes.

A programação seguiu nesta sexta-feira (04), pela manhã, nas USFs do Caiucá I e do São João da Escócia I, III e IV. Foram promovidas oficinas de cuidados com o recém-nascido, de shantalla e de lanche saudável, respectivamente.

Já na parte da tarde, as atividades chegam ao PSF Padre Inácio, quando aconteceram ações alusivas ao Dia do Tratamento das Parasitoses em Crianças de 2 a 5 Anos, comemorado neste dia 4 de dezembro.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Selo Unicef para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil, uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

De acordo com Priscila Azevedo, articuladora do Selo Unicef em Caruaru, os seis primeiros anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. “Por isso Caruaru tem dado prioridade, em suas ações, ao direito de cada criança a sobreviver e se desenvolver”, afirmou

A Semana do Bebê, que contou também com a entrega simbólica da chave da cidade ao Bebê Prefeito, é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), em parceria com as pastas de Saúde, Política para Mulheres e Educação, bem como o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *