Foto: Edmilson Tanaka
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), tem dado sequência à 3ª edição do Caruaru Moda Mundo. Criado com o objetivo de propiciar qualificação e capacitação a empreendimentos de moda locais, o programa da Sedetec, com a correalização do Sebrae Pernambuco, vem desenvolvendo um ciclo de atividades gratuitas às dez empresas participantes, voltadas para as áreas de gestão, inovação e vendas.
Esta semana foi a vez da empresa Victorium Camisaria receber consultoria no setor de finanças. Para a proprietária Poliana Lucena, a participação no CMM tem sido determinante para continuidade das operações de sua empresa durante o período turbulento de pandemia da Covid-19. “Adquirir novos conhecimentos num momento tão difícil como este tem sido preponderante para alcançarmos resultados positivos. As consultorias vão desde a área de produção até finanças e a projeção é de expandirmos ainda mais as nossas atividades”, projetou.
Ao todo, o CMM possui a duração de dez meses. Durante este período, os empreendimentos, dentre microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), contarão com diagnóstico de métodos a serem qualificados, ciclo de mentorias, oficinas e consultorias, participação na 32ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, além de acompanhamento na venda e entrega de produtos.
A Moça Morena tem sido outra empresa participante do programa da Prefeitura de Caruaru, em parceria com o Sebrae-PE. Para a proprietária Janaína Florêncio, o CMM vem estimulando a execução de diversas ações importantes para a boa manutenção de empreendimentos. “Com os desafios impostos pela pandemia, tivemos de buscar as alternativas necessárias para nos mantermos no mercado e, com a participação no programa, temos evoluído ainda mais em termos de organização produtiva, no marketing, bem como na área de finanças. Sem dúvidas, um diferencial no desenvolvimento da nossa empresa”, comentou.
Já acostumado a ministrar consultas financeiras, José Siqueira, do Sebrae, destacou a evolução dos empreendimentos após a participação no programa. “Percebemos que eles têm crescido tanto na área comercial como na organizacional, o que vem resultando não só em resultados expressivos por parte desses empreendimentos em termos individuais, mas também em termos gerais com a nossa economia local sendo beneficiada. Realmente uma iniciativa (CMM) grandiosa para as operações de moda locais”, avaliou.
*Números*
No total de duas edições já realizadas, o Caruaru Moda Mundo beneficiou 20 empresas, desenvolveu mais de 4 mil horas de consultorias, 40 horas de oficinas, além de 1.380 horas de acompanhamento. Para executar o Caruaru Moda Mundo, a Sedetec e o Sebrae têm a parceria da Acic e do Armazém da Criatividade.