MPPE promove diálogo durante o Setembro Amarelo

Com uma Gestão voltada para as pessoas, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se engaja no Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio no mundo inteiro. O objetivo da ação é promover o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. A iniciativa veio do setor de Gestão de Pessoas e está sendo realizada pelo Programa de Qualidade de Vida do MPPE, do Departamento de Apoio e Saúde.

Para o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, o momento pede uma atenção especial ao assunto. “Estamos vivendo tempos difíceis, principalmente neste período de pandemia. Então, agora mais do que nunca precisamos priorizar medidas que valorizam a saúde das pessoas. E a nossa Gestão tem mantido o foco também nesse aspecto”, garante.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que a cada 40 segundos uma pessoa no mundo tira a própria vida. Mais especificamente, são cometidos aproximadamente três mil suicídios por dia. Com o modelo de vida se diferenciando a cada geração em nossa sociedade, esse tipo de ocorrência vem aumentando entre os jovens, sendo uma das maiores causas de morte entre pessoas de 15 a 35 anos. Entretanto, a incidência em pessoas com mais de 60 anos ainda continua sendo maior.

Nessa perspectiva, o Subprocurador-geral em Assuntos Administrativos, Valdir Barbosa, enaltece a frase “Se você precisar, peça ajuda!”, lema que surgiu por ocasião da tragédia que se abateu sobre a família do jovem norte-americano Mike Emme, que cometeu suicídio em 1984, aos dezessete anos de idade. “Seus familiares e amigos desconheciam que ele apresentava graves problemas psicológicos e propensão a tirar a própria vida, não lhes sendo possível evitar seu trágico fim”, relembra.

Para começar, já foi incluída nas unidades prediais uma decoração diferenciada – que conta com a fachada do Roberto Lyra iluminada – e continuará sendo aperfeiçoada ao longo do mês. Nas redes sociais, mensagens motivacionais estão sendo publicadas a cada semana. E haverá ainda um evento ímpar que traz o tema Conecte-se com a vida, aberto para interação.

Trata-se de uma roda de conversa que será realizada em formato online, no dia 16 de setembro, das 14h às 16h30, em link que será divulgado em breve. Estão convidados a participar do evento todos os membros, servidores, terceirizados, estagiários e o público em geral. Aliás, será um momento rico em informação e cuidados para a valorização do cotidiano e da vida.

A coordenadora do Núcleo de gestão de pessoas, Cristiane Caitano, conta que o projeto visa abrir canais de escuta e acolhimento. “Queremos minimizar e, quando possível, reverter os impactos do sofrimento emocional para que o indivíduo receba a devida importância e atenção”.

A programação conta com palestras da geriatra Flávia Goldmann, do psicanalista Pedro Gabriel Bezerra da Fonseca e de um representante do Centro de Valorização da Vida (CVV), além do encerramento com a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Josyane da Silva Bezerra Moraes. Na apresentação de abertura, estarão Valdir Barbosa Júnior (Sub-Administrativo), Cristiane Caitano (Núcleo de Gestão de Pessoas) e Édipo Soares Cavalcante (Coordenador do CAOP – Saúde).

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *