Alguns cuidados com a alimentação são fundamentais para manter a saúde e bem-estar durante a idade mais avançada. O idoso sofre alterações em sua fisiologia normal, que apesar de esperadas, podem provocar um impacto negativo no seu estado nutricional. Por isso, a nutricionista credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, Lígia Lima, traz dicas importantes para uma alimentação saudável para os idosos.
1. Manter a ingestão de água apesar da ausência de sede. Pode-se saborizar a água com frutas para facilitar essa ingestão.
2. As refeições devem ser fracionadas ao longo do dia e em pequenos volumes para favorecer a digestão e diminuir o desconforto após as refeições.
3. Deve-se evitar temperos industrializados pelo seu alto teor em sal e priorizar os temperos naturais.
4. Durante as preparações das refeições deve-se utilizar gorduras boas como azeite e óleos não refinados (gergelim, linhaça, etc) pois assim diminuímos o risco para o surgimento de doenças cardiovasculares.
5. Incluir alimentos fontes de proteínas como ovos e carnes ao menos nas refeições maiores, para prevenir a sarcopenia.
6. Incluir frutas sempre que possível nos lanches para aumentar a ingestão de fibras e assim reduzir um desconforto muito comum nessa idade: a constipação intestinal.