Raquel tem 56% dos votos válidos; Marília, 44% em pesquisa da TV Record

Pesquisa TV Record/Real Time Big Data para o governo de Pernambuco divulgada nesta terça-feira (18) traz Raquel Lyra (PSDB) à frente, com 56% dos votos válidos.

Marília Arraes (Solidariedade) aparece com 44%. O segundo turno das eleições está marcado para 30 de outubro.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

A comparação entre as duas pesquisas feitas no estado pelo instituto neste segundo turno mostra que a diferença entre as duas candidatas diminuiu. No levantamento divulgado no dia 11 de outubro, Raquel tinha 61% e Marília, 39%.

A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 1.000 pessoas de forma presencial entre 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-01618/2022.

Levando em conta os votos totais, Raquel fica com 52% das intenções de voto, contra 41% de Marília. Os que afirmaram votar branco ou nulo são 5%. Os que afirmaram não saber ou preferiram não responder representam 2%.

Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.

Segundo turno

Votos válidos

• Raquel Lyra (PSDB) – 56%

• Marília Arraes (Solidariedade) – 44%

Votos totais

• Raquel Lyra (PSDB) – 52%

• Marília Arraes (Solidariedade) – 41%

• Brancos e nulos – 5%

• Não sabem ou não responderam – 2%

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *