Cores e sensações, essa é a inspiração para a 21ª edição do Festival do Jeans de Toritama (FJT), que será realizado entre os dias 4 e 6 de maio, na área externa do Parque das Feiras, às margens da BR-104, em Toritama, Agreste de Pernambuco.
O “Color Senses” – nome do projeto de 2023 – foi apresentado, na noite dessa segunda-feira (21), para uma plateia de empresários, políticos e formadores de opinião. A grande novidade é a ampliação do número de stands, que passa de 55, número da última edição presencial, em 2019, para 116. “Nós percebemos que precisamos ampliar essa vitrine pro nosso mercado, precisamos dar mais espaço aos produtores e fabricantes da nossa região. 2023 é o ano de retomada dos negócios pós-pandemia e queremos ajudar no crescimento de todos que fazem parte da cadeia produtiva da moda no nosso estado”, explica Gisely Tavares, primeira mulher presidente da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit).
O FJT será dividido em salão da moda, salão dos desfiles e área de food park. Para acessar o salão da moda, onde estarão os stands, basta fazer um cadastro na entrada do evento. O acesso ao salão dos desfiles é exclusivo para portadores de convite. O food park poderá ser acessado por todos que forem ao evento, que, este ano, também servirá como ponto de vendas. “Uma coisa que nós observamos é que muitos visitantes sentiam falta de poder comprar produtos das marcas presentes. Em 2023, as empresas poderão comercializar dentro do FJT. É a primeira vez que fazemos esse experimento, será um laboratório para sentir que, sim, é possível não só apresentar coleção, mas fazer negócios com resultados imediatos no festival”, pontua Thiago Alexandre, diretor geral e produtor, pelo sexto ano, do FJT.
Principal patrocinadora do evento, a Prefeitura de Toritama vem investindo para fazer a maior edição já vista e tornar o FJT ainda maior comercialmente. “O Festival do Jeans de Toritama é a nossa maior plataforma comercial. Superamos a pandemia e é hora de voltarmos à vitrine dos negócios. Nossa missão é mostrarmos que estamos firmes nas tendências da moda e não vamos medir esforços. Estamos com campanhas de publicidade divulgando nossas feiras e o nosso festival em todo o estado. O FJT é de Toritama, com a força coletiva de todos os confeccionistas, que ajudam a divulgá-lo para o mundo”, ressalta o prefeito do município, Edilson Tavares.
Arena de shows – Além de moda, desfiles e negócios, o FJT é conhecido pelas grandes atrações musicais que se apresentam na arena de shows. Abrindo a temporada de 2023, no dia 4 de maio, o comandante Xand Avião é o responsável por trazer de volta a grandiosidade do evento. A segunda grande atração será confirmada no dia 8 de dezembro. E a terceira, em fevereiro.
Sobre o FJT – Em sua 21ª edição, o Festival do Jeans de Toritama foi realizado de forma digital em 2020 e 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus. O FJT é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Toritama e da Prefeitura de Toritama e conta com o patrocínio master da Santana Textiles. Em 2019, última edição presencial, o festival teve mais de 20 mil visitantes.