ABI pede à PGR apuração de ataques a jornalistas durante atos golpistas em Brasília

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pediu ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a abertura de investigação para identificar responsáveis por agressões a jornalistas durante os atos golpistas em Brasília no domingo (8).

A entidade apresentou o pedido na última sexta-feira (13), cinco dias após a invasão e os atos de vandalismos no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de pedir empenho na identificação de agressores, a ABI pede a Aras que, após o período inicial de apuração, abra inquérito para “estabelecer mecanismos de responsabilização” dos suspeitos. O inquérito serviria como base para o pedido de abertura de uma ação civil pública contra os acusados.

Os ataques, na avaliação da associação, “não só violaram o Estado Democrático de Direito, mas também outras garantias constitucionais, como a liberdade de imprensa”.

“É por meio da imprensa que a população tem acesso a uma informação verdadeira, sem qualquer tipo de censura ou restrição. Este direito à liberdade de imprensa é um dos maiores pilares da sociedade, sendo um dos direitos e garantias fundamentais da nossa Carta Magna”, afirma a ABI, em documento assinado pelo presidente da ABI, Octávio Costa, e pelos advogados Carlos Nicodemos e Andréa Pinto.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *