STF lança site especial com informações acessíveis sobre a Corte

Em quase 215 anos de existência, o Supremo Tribunal Federal (STF) nunca foi tão conhecido como atualmente. Guardião da Constituição, Corte Suprema, Supremo Tribunal ou simplesmente Supremo. Nos últimos anos, a população passou não apenas a se interessar pelos temas julgados, mas a acompanhar o dia a dia do Tribunal e assistir aos julgamentos. Ainda assim, há muita dúvida sobre o funcionamento da Corte, sua função e sua composição.

Com o objetivo de responder a essas questões e transmitir conhecimento sobre o Tribunal a partir de conteúdo leve e dinâmico, o Supremo lança, nesta sexta-feira (17), a página eletrônica “STF com Você”.

O espaço, que integra o Programa de Combate à Desinformação, é mais um canal para aproximar a Suprema Corte da sociedade. A construção de um ambiente saudável e transparente, com informações corretas e de fácil compreensão, é a melhor ferramenta para combater a desinformação e as práticas que afetam a confiança das pessoas no Tribunal.

Suprema Corte do Brasil

Na página, as pessoas vão saber o que é, o que faz, onde fica e quem faz parte da Suprema Corte do Brasil. A página abriga uma playlist de vídeos que explicam o papel do STF, o que é a Constituição Federal, como as ministras e os ministros são escolhidos e por que é tão importante defender a democracia.

Crianças e adolescentes – e também adultos – terão acesso ao conteúdo produzido pela campanha “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”, lançada em 2022. Há vídeos sobre o STF, a Justiça do Trabalho, a Justiça Federal e a Justiça Estadual.

Iniciativas

Há, também, outras iniciativas criadas para aproximar o STF da sociedade. Uma delas é a área “Julgamentos Relevantes”, que apresenta decisões que impactaram a vida das pessoas, com destaque para as que visam à garantia de direitos fundamentais.

A seção é organizada por temas, como servidor público, meio ambiente, saúde, educação, economia, liberdade de expressão, população LGBTQIA+ e crianças. Além de um breve resumo da decisão, há um link para a notícia relacionada ao processo publicada no Portal do STF.

Informações sobre os programas STF Educa, que oferta cursos gratuitos online para a população em geral, e o STF na Escola, que engloba atividades como palestras nas unidades de ensino, visitas ao Tribunal e cartilhas educacionais, também estão disponíveis na página.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *