Com incentivo do SIC Recife e do Funcultura, o Acupe Grupo de Dança está promovendo a Formação do Intérprete Pesquisador em Dança. Ela propõe um olhar diferenciado para a formação do profissional da dança, com o objetivo de formar bailarinos-pesquisadores.
A formação que vai acontecer no Sesc Ler Belo Jardim, a partir de 04/03, se estrutura a partir do conhecimento e do exercício, teórico e prático, de ancoradouros técnicos e expressivos que propiciem o desenvolvimento das competências necessárias do intérprete de dança. O curso se baseia na experimentação, observação e análise dos fundamentos que regem o processo de criação do intérprete através do corpo, sem privilegiar a realização de produtos cênicos acabados.
Assim, ao aluno-intérprete-pesquisador propõe-se o reconhecimento das lacunas e das possibilidades expressivas reveladas pelas escolhas artísticas e pela organização estética que realiza a cada disciplina. O curso transita entre os modelos da tradição, novos paradigmas da dança contemporânea e inclusão de todos os corpos.
A formação técnica e expressiva se organiza a partir de diferentes matrizes da história da dança/corpo e de outras áreas do conhecimento, permitindo ao aluno-pesquisador a produção de processos perceptivos, a elaboração e a comunicação de um discurso artístico singular. O aluno-intérprete é um agente que constrói ativamente o seu conhecimento e as competências necessárias à criação.
O curso se propõe a ser um espaço de pesquisa e investigação da linguagem da dança, do corpo e da cena, que possibilite ao aluno-intérprete formular, transformar e refletir sua prática, como também ser portador e transmissor deste conhecimento na sociedade. Para o curso, a grade de disciplinas trabalha a linguagem da dança, como Danças Tradicionais, Danças Urbanas, Dança Contemporânea, e a que intensifica a pesquisa estética e poética, Pesquisa em Dança/ demonstração de trabalho.
“Propomos também nesta edição a possibilidade de diálogo entre alunos e professores sobre o tema inclusão, a fim de ampliar os conceitos de dança em diversos corpos, pois acreditamos que a diversidade de corpos pode trazer inovações importantes para o campo do estudo do corpo, subvertendo os padrões postos do que é considerado corpo apto para a dança. Serão oferecidas 25 vagas, sendo 5 delas para pessoas com deficiência, e todas as aulas contarão com um intérprete de Libras”, defende o coordenador pedagógico e especialista em Dança Paulo Henrique Ferreira.
O curso emitirá, aos participantes que cumprirem a carga horária mínima, o certificado e indicação junto ao SATED/PE para emissão do registro profissional. Serão 6 disciplinas no total, que possibilitam o aluno-intérprete-pesquisador investigar suas possibilidades de diálogo estético com o mundo na linguagem do corpo/dança.
Por isso a pesquisa desenvolvida pelos alunos-intérpretes será apresentada no final do curso e esse resultado será oferecido para alunos de escolas públicas e público em geral de cada cidade, assim poderemos aliar a formação artística com a formação cidadã. A formação conta com professores especializados na linguagem da dança/arte: Pedro Salustiano – Danças Tradicionais; Marcelo Sena – Dança Contemporânea, Paulo Henrique Ferreira – Pesquisa em Dança, Duda Serafim – Danças Urbanas, Ana Cecília – Dança Inclusiva e José Manoel – Teatro.
Sobre o Acupe Grupo de Dança: Desde 2007, o Acupe, coordenado pelo produtor cultural, bailarino e arte-educador Paulo Henrique Ferreira, é uma das referências em dança contemporânea em Pernambuco. O grupo vem fomentando a criação artística em dança contemporânea no Estado, além de oferecer cursos de formação para intérpretes-pesquisadores em Recife e em mais de 15 cidades do interior. O Acupe também organiza no Recife o Seminário Nacional de Dança & Educação, trazendo profissionais reconhecidos nacionalmente para a capital pernambucana.
Serviço: Acupe Formação do Intérprete Pesquisador em Dança
Belo Jardim – 04/03 a 07/05, no Sesc Ler Belo Jardim
Inscrições e mais informações: https://bit.ly/cursoacupe