Abril Laranja dedicado ao bem-estar animal

*Por Breno Tabosa

O mês laranja – Abril larannja busca enfatizar que assim como os seres humanos, os animais têm direito à vida, proteção e cuidados que garantam a sua sobrevivência e bem-estar.

 

Difícilmente você não se deparou com situações evidentes de maus tratos contra animais domésticos ou domesticados. Lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas, sem qualquer condição de higiene, cães presos em correntes curtas o dia todo, proprietários que batem, torturam covardemente seus animais ou os alimentam de forma precária, levando o animal à inanição, cavalos usados na tração de carroças que são açoitados e em visível estado de subnutrição.

Nas últimas décadas a humanidade tem se sensibilizado contra ações de crueldade e maus tratos contra animais. A sociedade vem entendendo que os animais realmente devem ser protegidos desses crimes. Não são somente as punições, meios suficientes para erradicar a covardia praticada contra os animais. Também se faz necessária a reeducação da população.

Denúncias de maus-tratos contra animais cresceram 15,60% em 2021, no estado de São Paulo. De janeiro a novembro de 2021 foram 16.042 denúncias e, no mesmo período de 2020, 13.887, de acordo com dados da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa) da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

É importante que a sociedade assuma a posição de defensora dos animais denunciando a prática de tais crimes, e garantir a segurança e proteção dos direitos dos indefesos, o que infelizmente eles mesmos não podem fazer.

O mês laranja vem também reforçar mais ainda a importânica de identificar e denunciar situações de violência contra animais de domésticos e domesticados. Você deve obversar como está o estado de saúde do animal, como é comportamento desse animal, o ambiente que vive atende as necessidades básicas de higiene, alimentação, água, protegido de sol e chuva e frio. Esses aspectos uma vez diganósticado maus tratos procure uma delegacia mais próxima e faça a denuncia.

Lutamos por uma sociedade multiespécie.

Breno Tabosa é veterinário e proprietário da Hopevet, além de colunista do Blog

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *