Secretaria de Saúde de Caruaru firma parceria inédita no interior do Brasil com a AIDS Healthcare Foundation

A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS) se reuniu com membros da AIDS Healthcare Foundation (AHF) para ampliar e otimizar os serviços voltados à assistência das pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHIV) no município. A iniciativa é a primeira do interior do Brasil e tem o objetivo de implantar um modelo de atenção que garante a diminuição do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento das pessoas com o vírus, e o resgate daquelas que abandonaram o tratamento.

O encontro aconteceu no gabinete da SMS, onde o secretário da pasta, George Veloso, e o secretário executivo da Rede Especializada de Saúde de Caruaru, André Coimbra, receberam os membros da AHF Brasil, que veio representada pelo diretor Beto de Jesus, pela gerente de Teste Rápido e Prevenção, Adriana Cavalcanti e pelo diretor da Clínica do Homem da AHF, François Figueirôa.

Com o apoio da AHF, em Caruaru, vai ser possível o serviço de saúde do município ampliar o acesso dos usuários à testagem rápida de HIV/Aids no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para que eles possam iniciar, mais rapidamente, o tratamento no Serviço de Atenção Especializada (SAE), que hoje funciona no Centro de Saúde Amélia de Pontes. A iniciativa também irá diminuir o tempo de espera entre a consulta médica e o diagnóstico, para o paciente seguir com o tratamento. “Isso diminui o risco das pessoas adoecerem ou complicarem seus quadros clínicos, além de reduzir a circulação do vírus”, destacou o secretário da SMS, George Veloso. Todo o processo será feito garantindo o sigilo e a confidencialidade dos pacientes e os serviços serão ofertados de forma gratuita.

“A AHF Brasil está extremamente feliz de poder iniciar o trabalho em Caruaru com o mesmo modelo de atenção que já foi feito em cidades como Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Estamos muito felizes de poder interiorizá-lo, pois, hoje a gente sabe que as pessoas que se tratam, se tornam indetectáveis e intransmissíveis, e com isso se consegue diminuir o número de novas infecções”, pontuou o diretor da Aids Healthcare Foundation do Brasil, Beto de Jesus.

“Será uma parceria na qual haverá incremento de equipe de enfermagem, médica, agente de vinculação e retenção, assim como um profissional para monitoramento dos dados”, acrescentou o secretário executivo da Rede Especializada de Saúde de Caruaru, André Coimbra. Ainda de acordo com o executivo, os profissionais serão escolhidos através de seleção pública, e a prioridade de contratação será para quem é da região e tenha experiência na área do cuidado às pessoas com HIV/Aids. Em breve serão divulgados os editais de seleção.

A AIDS Healthcare Foundation (AHF) é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Los Angeles, nos EUA. Fundada em 1987, está presente em 45 países. Na América latina, atua desde 2007 e no Brasil, desde 2013. Em Pernambuco, a fundação se estabeleceu em 2016. A ONG atua em parceria com serviços públicos para facilitar o acesso dos usuários ao conhecimento do seu status de HIV/Aids (PVHA) e outras infecções sexualmente transmissíveis, assim como o acesso a medicamentos e ao atendimento médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *