O São João de Caruaru, ‘Cada Vez Maior e Melhor’, além de ter muita alegria, diversão e boa música traz, mais uma vez, o Polo Zefinha Parteira, também chamado de Polo da Saúde, um cuidado atencioso para os forrozeiros de plantão. O Polo fica localizado na Praça Giácomo Mastroianni que, assim como no ano passado, está ofertando diversos serviços de saúde gratuitos para a população.
Para que os foliões possam curtir os shows e aproveitar ao máximo, o espaço oferece: testagem e vacinação contra a Covid-19; vacina contra Influenza (gripe); atividades de prevenção, promoção e educação em saúde; prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com incentivo ao uso e distribuição de preservativos; orientação sobre uso excessivo de álcool e outras drogas; além de ações de conscientização para a população. São cerca de 500 profissionais de saúde envolvidos durante todo o evento, espalhados nos diferentes polos juninos.
“Estamos com o Polo Zefinha Parteira, pelo segundo ano consecutivo, com ações de prevenção e promoção à saúde, ofertando vacinas e orientação sobre ISTs com as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Considero muito importante a presença do Polo pois, com isso, a gente oferta e amplia os serviços de saúde para que as pessoas estejam protegidas para curtir as festas”, disse o gerente geral de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Caruaru, David Oliveira.
Além do Polo da Saúde, a Estação Ferroviária conta também com a Casa da Mulher. O espaço funciona das 18h à 0h, como um ponto de apoio para a mulherada que vem curtir o São João. A Casa da Mulher conta com espaço para amamentação, fraldário, guias, Intérpretes de Libras e Bílingues. Ainda no Polo da Estação, está localizada a Feira da Mulher Empreendedora que, este ano, conta com 25 barracas. No local, são comercializados artigos produzidos por mulheres empreendedoras como, por exemplo, moda, artesanato e gastronomia.
“É muito importante a feirinha nesse período junino. É uma oportunidade de divulgarmos nosso trabalho e fazer uma grana extra com o apoio da prefeitura, com esse projeto que tenho orgulho em fazer parte”, disse a empreendedora Poliana de Carvalho.
Confira um resumo do que rolou na programação dos Polos, localizados na Estação Ferroviária
No Polo Camarão, nessa sexta-feira (9), se apresentaram os artistas: Casca e Nó; Gilsinho Costa; Carlinhos Monte Verde e Mazinho de Arcoverde.
No Polo do Repente, teve a Dupla de Emboladores de Coco; Curió de Bela Rosa e Canário de Pernambuco. Em seguida, Espetáculo de Cara Limpa; Declamação de Poesias com Naldo Venâncio; dupla de repentistas; Raimundo Caetano e Rogério Meneses e, finalizando a noite, Mestre Ciel do Pife: poesias e declamações.
No Polo das Quadrilhas Juninas se apresentaram: Quadrilha Boi Mimado; Quadrilha Boi Mimoso; Boi Tira Teima; Boi Surubim; Boi Caruá; Boi Teimoso e Bumba Meu Boi Nelore, além do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e da Quadrilha Junina Dona Sinhá.