Mercado editorial brasileiro comemora sucesso da Bienal de Pernambuco 

Neste domingo (15) chegou ao fim a XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O terceiro maior evento literário do Brasil e o maior do Nordeste, gerou negócios e vendas no mercado nacional de literatura, além de oferecer uma série de palestras, diálogos e lançamentos do mercado editorial numa área de mais de 9 mil m² do pavilhão interno do Centro de Convenções, em Olinda. 

Sob o tema “Fome de quê? Você é o que você lê!”, a Bienal de 2023 contou com mais de 150 expositores de todo o Brasil, 300 atividades culturais, entre palestras, diálogos, shows, saraus e apresentações da cultura popular e 500 editoras de todo país expondo seus livros. Além disso, foram 80 lançamentos de livros e um público de mais de 200.000 pessoas participando do evento, tanto presencial quanto online, pela plataforma E-Bienal que teve, durante os últimos dez dias, 14 atividades na internet. Calcula-se que a feira literária tenha provocado um impacto econômico de R$ 18 milhões em vendas diretas ao público e nos negócios que serão fechados nos próximos dias por conta do evento. 

“A Bienal do Livro de 2023 foi um evento inesquecível para todos. Alegria imensa ter atuado para proporcionar esse momento para tanta gente interessada em construir perspectivas melhores em torno do mundo do conhecimento e da educação que advém da leitura. Cumprimos um compromisso que assumimos com o mercado editorial e livreiro para gerar essa agenda positiva para Pernambuco.”, disse Rogério Robalinho, produtor da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. 

Entre os autores que estiveram na feira deste ano, estão nomes de peso que passam pela literatura, sociologia, música, política e jornalismo como Xico Sá, Françoise Vergès, Clara Alves, Pedro Rhuas, Eliane Brum, Lira Neto, Micheliny Verunschk, Lia de Itamaracá, Raphael Montes, Jorge Filó, Carlos Ruas, Cannibal, José Teles, Roger de Renor, Humberto Costa, Teresa Leitão, Randolfe Rodrigues, Cristovam Buarque e mais.

Presenças cidadãs e institucionais importantes também marcaram a feira, como a da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Senado Federal, Sesc, Sebrae, Tribunal de Contas do Estado e diversas prefeituras. Este ano, pela primeira vez, a Bienal recebeu patrocínio internacional da americana Amazon, que lançou seu KDP – Kindle Direct Publishing,  e da espanhola Odilo, da biblioteca virtual. Apoio de consulados como o da França e aproximação com os da Alemanha, Estados Unidos e Portugal também são comemorados. 

 

Expositores comemoram vendas e aproximação com o público

 

A XIV Bienal contou com 150 expositores de todo o Brasil. Foi o caso de Francisco Mastrochirico Filho, que trabalha nas Bienais de diversos estados há mais de 10 anos. Em Pernambuco, Francisco participou da Bienal PE pela segunda vez no estande Book Outlet e se mostrou satisfeito com as vendas e o público.

“A minha expectativa de vendas em relação à última vez que participei da Bienal foi de um crescimento de 20 a 30% para este ano”, afirma Francisco Mastrochirico Filho. Segundo ele, que percebeu uma movimentação significativa de clientes, os livros de literatura adulta, literatura infanto-juvenil e os selos promocionais foram os mais procurados do estande. 

As longas filas do estande da livraria Leitura não mentem: bons títulos e preços promocionais conseguiram chamar a atenção do público. Jéssica Laine, gerente comercial da rede no Recife, revela que a localização do estande no corredor principal da Bienal PE aumentou as expectativas de vendas.

“Esperávamos dobrar o faturamento em relação à última edição da Bienal e já percebemos esse resultado”, diz Jéssica. De acordo com ela, o gênero campeão de vendas na Leitura foi o de livros infantis. Ainda segundo Jessica, em comparação com a Bienal de 2021, este ano a Leitura aumentou a quantidade de funcionários para poder atender à demanda de clientes e as vendas registraram um maior crescimento.

Estreante na Bienal, a Livraria do Jardim, empreendimento do Grupo Varejão, foi um dos destaques desta edição da feira. Na última quarta (12), uma multidão de leitores lotou o estande da livraria, por conta da presença da escritora Fernanda Castro, autora do livro “Mariposa Vermelha”. A diretora de Marketing, Carolina Tavares, avalia positivamente o evento: “investir no segmento de livros é um prazeroso desafio. Vemos que o mercado vai crescendo, mesmo com as opções digitais de leitura”.

Para esta edição, foram mais de 22.500 livros à venda no estande da Livraria do Jardim, abrangendo mais de 40 editoras voltados para todas as idades, do público infantil ao adulto, além de brindes e preços promocionais durante todo o evento. Dentre as editoras que marcam  presença no estande estão: o Grupo Cia das Letras, JBS, Grupo Record e Rocco.

Para a gerente comercial da Editora Inverso, Paula Almeida, a Bienal de 2023 tem um significado especial. “É a segunda vez que a Inverso participa. A primeira foi há dez anos, e agora estamos retomando a participação, o que é muito gratificante, principalmente por termos alguns autores de Pernambuco também”, diz Paula. Ainda de acordo com ela, a visibilidade de participar da Bienal é positiva.

O Artist Alley, espaço exclusivo para artistas, ilustradores e quadrinistas independentes apresentarem seus trabalhos e comercializarem seu material proporcionou uma dinâmica interativa entre público e profissionais. Aline Tavares da Brisa Criativa destaca a importância do espaço para o seu trabalho. “Cumpriu muito a expectativa, superou na verdade. As coisas acabaram mais rápido do que eu estava esperando. Foi muito bacana para encontrar audiência, muita gente passou por aqui e conheceu a minha arte”, comemorou.

Para Orlando Oliveira da banca HQ Guararapes, o diferencial de um evento como a Bienal é a possibilidade de ampliar o público. “Para a nossa banca, a importância da Bienal é a visibilidade para novos públicos que ela nos oferece. Nesse momento atual, com o centro da cidade um pouco enfraquecido, isso é muito importante para o nosso trabalho.”, relatou o popular Odin. Ainda segundo Orlando, o que mais vendeu esse ano foram gibis e os formatinhos de super-heróis.

A Bienal – A 14ª Bienal PE tem patrocínio do Itaú Unibanco, com apoio da Prefeitura do Recife, Sebrae, Sesc Pernambuco. Também há apoio institucional da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e União Brasileira de Escritores de Pernambuco (UBE PE). A realização é da Cia de Eventos, Ideação, VOX, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.