Alepe encerra Jornada com debate sobre racismo nas instituições políticas e públicas

A Assembleia Legislativa de Pernambuco encerra as atividades da 1ª Jornada Alepe Antirracista nesta sexta-feira (10) com palestras de especialistas, apresentações artísticas e uma homenagem (in memoriam) à ex-militante histórica do movimento negro pernambucano, que faleceu em setembro deste ano, Marta Almeida.

Um dos temas deste último dia de jornada será a “A importância do combate ao racismo nas instituições políticas e públicas”, palestra que será proferida pela doutora, professora da Faculdade de Direito e pesquisadora em raça, gênero e direitos humanos, Ciani Sueli das Neves.

Para Ciani Sueli, ainda são pequenos os avanços no combate ao racismo institucional, definido como práticas discriminatórias às pessoas em razão de sua condição racial, cor, origem ou religião. Mas uma das conquistas no âmbito das instituições públicas que devem ser ressaltadas, segundo a pesquisadora, é a política de cotas para pessoas negras nas universidades e concursos públicos.

“É uma das principais provas de sucesso de políticas de enfrentamento ao racismo. É importante citar também o programa de saúde da população negra, que foi capaz de mapear diversas doenças prevalentes, e assim viabilizar métodos de tratamento e prevenção. Fatos assim têm permitido uma democratização das instituições públicas”, ressalta.

Ciani das Neves acredita que iniciativas como a Jornada Alepe Antirracista contribuem para pautar o debate no ambiente institucional e provocam reações que “quebram o silêncio em torno do tema”. Ela acredita que o evento possa ajudar a ampliar o diálogo entre diversos sujeitos e a influenciar na proposição de projetos de lei voltados para a questão do racismo.

Na programação do encerramento, previsto para iniciar às 9 horas, no auditório Sérgio Guerra, na Alepe, estão as apresentações de artistas como o cantor e compositor Valdi Afonjah, da cineasta e poeta Iyadirê Zidanes e do grupo de balé de cultura negra do Recife, Bacnaré. O evento é gratuito e as palestras geram certificados aos participantes. As inscrições ainda estão abertas pelo Sympla. Programação completa da Jornada no site da Alepe (www.alepe.pe.gov.br)

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.