Estado inicia procedimentos de neurocirurgias no Hospital Alfa

Inaugurado na última semana de dezembro do ano passado, o Bloco Cirúrgico do Hospital Alfa, localizado no bairro de Boa Viagem, deu início, nesta terça-feira (06/02), à realização de procedimentos de neurocirurgias de média complexidade. O serviço, que tem capacidade de produzir, mensalmente, 525 procedimentos, sendo 74 destes na área de neurocirurgia, está reforçando e ampliando a produção cirúrgica da rede estadual, contribuindo diretamente para a redução das filas de espera em unidades como o Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital Getúlio Vargas (HGV) e, agora, o Hospital da Restauração (HR).

“O início das neurocirurgias no Alfa é mais um passo no trabalho que temos colocado em prática na busca por ampliar a capacidade cirúrgica da rede estadual, ao mesmo tempo em que qualificamos e tornamos a rede mais acessível para procedimentos mais complexos, como as cirurgias de crânio e coluna, que passam a ser realizados na unidade, ajudando a reduzir a fila na emergência e ambulatório da nossa principal referência na área, que é o HR”, explica a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.  

Aberto em etapas, com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e profissionais da unidade, o bloco cirúrgico do Alfa, agora, seguindo o cronograma, deu início às neurocirurgias. Ao todo, o Governo do Estado investiu mais de R$ 20 milhões no serviço, incluindo a aquisição de novos equipamentos e readequações físicas. Além de cinco salas de cirurgia, o espaço conta com Sala de Recuperação com dez leitos, farmácia satélite, estar para os profissionais e vestiário.

“Estamos iniciando os trabalhos, prioritariamente, com cirurgias de coluna, mas nosso objetivo é a ampliação do rol de procedimentos. Já iniciamos com cirurgias de alta e média complexidade que vão impactar, consideravelmente, as necessidades da rede, consolidando, futuramente, o Alfa como referência em atendimento médico e cirúrgico, ao passo que cumprimos o papel fundamental de tornar mais célere o atendimento ao cidadão e reduzir a espera por esse tipo de serviço”, explica a diretora geral do Alfa, Milene Dantas.

O HOSPITAL – Atuando sob novo perfil assistencial desde novembro de 2022, o Hospital Alfa conta, atualmente, com 290 leitos, sendo 100 de UTI. Ao todo, conta com uma equipe formada por mais de 1,4 pessoas, entre profissionais de saúde, manutenção e administrativos. Só em 2023, recebeu mais de 4,5 mil pacientes nas especialidades de Pneumologia, Geriatria, Cardiologia, Neurologia, Cuidados Paliativos, Clínica Médica e Cirúrgicos.

Já em seu ambulatório, que é voltado para pacientes egressos, ou seja, pacientes internados na unidade e liberados para continuar o acompanhamento de forma ambulatorial, foram mais de 8,5 mil consultas, incluindo especialidades médicas (clínica médica, neurologia clínica, geriatria clínica, cardiologia clínica, cuidados paliativos, cirurgia geral e urologia) e multidisciplinares (enfermagem, fisioterapia, psicologia e nutrição).

Em sua estrutura, o Hospital conta ainda com um centro de apoio e diagnóstico, que realiza procedimentos de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, tomografia, ecocardiograma e ultrassonografia. A expectativa é que, em 2024, a unidade já conte com Ressonância Magnética para qualificar ainda mais o atendimento aos usuários.
 
No Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que tem atuado para fortalecer o trabalho de desospitalização, o Alfa conta com equipes multidisciplinares, que garantem acolhimento e humanização fora do ambiente hospitalar.