Foto: Felipe Correia/Secom/PMC
Prefeitura de Caruaru, em colaboração com o Porto Digital, através do Armazém da Criatividade, celebrou o encerramento do Hackathon São João Sustentável. O evento foi desenvolvido com o objetivo de pensar soluções sustentáveis a serem implementadas na edição de 2025 da tradicional festa junina do município.
Durante o hackathon, 16 participantes, divididos em grupos, dedicaram-se à criação de projetos inovadores voltados para resolver desafios identificados pela gestão municipal no contexto das festividades do melhor e maior São João do mundo.
As ideias apresentadas tinham como foco a inovação tecnológica, pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e visando a aplicabilidade em diversas áreas para gerar impacto positivo e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.
As equipes participaram de uma série de atividades, incluindo palestras, dinâmicas e desafios. Entre as propostas desenvolvidas, destacaram-se soluções para a redução de resíduos, geração de emprego e renda, fortalecimento da indústria criativa, promoção da cultura local e turismo sustentável no município. Ao término do programa, os grupos apresentaram seus projetos a uma banca avaliadora composta por representantes da Prefeitura de Caruaru e da UFPE Caruaru, além do Sebrae e Eletrolux, empresas parceiras do projeto.
O grupo vencedor criou um protótipo de uma Lixeira Sustentável. A ideia é destinada a facilitar a reciclagem de resíduos e a melhorar as condições de trabalho de catadores de materiais recicláveis como agentes de sustentabilidade do município, não apenas durante o período junino, mas ao longo de todo o ano.
Como reconhecimento, os vencedores receberão mentoria com um consultor do Armazém da Criatividade, abordando temas como Modelo de Negócio, Estruturação de Projetos e Mínimo Produto Viável. Além disso, todos os participantes levaram para casa produtos da Eletrolux.