Na última quinta, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, esteve acompanhando à obra de reconstrução da PE 95. Ele também conversou com nossa equipe de reportagem e afirmou que a Compesa vem trabalhando para ampliar os mananciais e também nas adutoras que estão sendo construídas. “Desde a semana passada, estamos acompanhando todas as obras hídricas de Pernambuco. Em Arcoverde, o investimento é de R$ 30 milhões, na construção da Adutora do jatobá. Mas também temos obras importantes e de ampliação dos mananciais em Pesqueira e Belo jardim”, disse Tavares.
Ele explicou que em Belo Jardim está sendo feita a ampliação da Barragem Pedro Moura, com um aumento de 1,5 metros no paredão. “ Isso representa que a barragem sai de 29 milhões de m³, para 35 milhões de m³ de capacidade de armazenamento ”, explicou o presidente da Compesa. Tavares disse ainda que essa obra tem objetivo também de conter cheias em algumas cidades.
Em relação as cinco barragens que estão sendo construídas na Mata Sul, com objetivo de conter cheias em algumas cidades como ocorreu em 2010, o secretário de Infraestrutura, João Bosco Almeida, disse que estão em ritmo acelerado.
“São cinco barragens naquela região, mas duas estão com os cronogramas bastante adiantados e já impedem cheias como as que ocorreram há alguns anos. A Barragem Serra Azul está com 90% concluída e a Barragem de Panelas, com 70%. Nossa expectativa é que essas obras sejam concluídas até maio do próximo ano”, finalizou João Bosco Almeida.