Nesta terça-feira (9), será realizada em Caruaru a aula inaugural do Programa de Inclusão Produtiva “Pernambuco no Batente”, a partir das 10h, na Unidade Prisional Juiz Plácido de Souza. Em Caruaru o programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Políticas Sociais da Prefeitura de Caruaru.
No município, homens em situação de prisão compõem o público do programa que tem por objetivo estimular a inclusão social e produtiva dos detentos, investindo na ressocialização através da qualificação profissional. Durante nove meses, cerca de 200 detentos serão capacitados para o reaproveitamento de resíduos sólidos na confecção de vassouras. Noções de ética, cidadania, associativismo e cooperativismo também serão transmitidas aos alunos.
Máquinas especializadas foram adquiridas para auxiliar na capacitação. Além de professores, dois monitores irão contribuir com a aprendizagem dos participantes; são dois detentos que já participaram do programa e agora atuam como multiplicadores nas aulas práticas do programa. O intuito é que o “Pernambuco no Batente” seja desenvolvido de forma contínua.