Noronha realiza a ação do Agosto Dourado para incentivar aleitamento materno

A Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Saúde, realizará, no dia 27 de agosto (terça-feira), uma ação de incentivo ao aleitamento materno. Intitulado Agosto Dourado, o objetivo é estimular as mulheres a praticarem um ato tão importante para o desenvolvimento das crianças, sobretudo até os dois anos de vida. 

Durante toda a manhã, no Mirante do Boldró, as mães e gestantes da ilha vão iniciar o dia com um café. Logo em seguida, terão o acolhimento das enfermeiras da Unidade de Saúde Dois Irmãos, roda de diálogo com nutricionista sobre aleitamento materno e introdução alimentar, bem como conversa com psicóloga sobre a experiência da amamentação. 

O Agosto Dourado leva esse nome porque o leite materno é considerado alimento ouro para os bebês, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A amamentação é recomendada até no mínimo seis meses ou até quando a mãe e o bebê se sentirem confortáveis para fazê-lo.

A superintendente de Saúde de Noronha, Isabel Sobral, diz que a ação é importante por ser um momento de troca de experiência e de fortalecimento das mulheres. 

“É de extrema importância que as mães se dediquem e, assim, superem as dificuldades para conseguir amamentar as crianças exclusivamente até seis meses, conforme a recomendação. Depois dos seis meses, é recomendado que também a criança comece a se alimentar de outros alimentos, mas não interrompa a amamentação. Por isso esse momento do Agosto Dourado é bastante necessário que todas as gestantes da ilha, as mães de bebês e as mães que já não têm mais bebês participem”, disse.

 

Jéssica Borges, do apoio institucional da Superintendência de Saúde, ressalta que essa será uma oportunidade única para as mulheres da ilha. “Vai ser bastante enriquecedor e de troca de conhecimento, pois será o momento de sanar possíveis dúvidas que as mulheres tenham sobre essa prática que tanto se fala, mas que é bastante desafiadora para elas.” 

O leite materno fornece ao bebê as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento. No Brasil, o mês de agosto, alusivo ao Aleitamento Materno, foi instituído por meio de lei em 2017, determinando ações governamentais de conscientização, divulgação, palestras, debates e demais eventos para o esclarecimento da importância do aleitamento nas primeiras fases da vida.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.