Com perfil de alta complexidade, o Hospital Mestre Vitalino (HMV) solicita com frequência hemocomponentes ao Hemope. Desta forma, a agência transfusional e o serviço social do Hospital Mestre Vitalino (HMV) estão reforçando as ações de orientação para os familiares e acompanhantes em todos os setores da unidade. O objetivo é incentivar a doação e conscientizar sobre a necessidade, visando aumentar os níveis do estoque, o que garante a realização regular de cirurgias na unidade.
Para a doação é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e possuir boas condições de saúde. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
“O baixo estoque do Hemope acende um alerta preocupante para nós, tendo em vista que temos muitas cirurgias onde há a necessidade de solicitação de hemocomponentes, então mais uma vez estamos reforçando o incentivo e as orientações sobre a doação de sangue. Precisamos chamar a atenção dos familiares, acompanhantes, colaboradores e população em geral para a importância da manutenção do estoque do Hemope”, destaca Gregório Neto, biomédico responsável pela agência transfusional do HMV. O Hemope Caruaru funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.