Na ONU, presidente do STF apresenta Pacto pela Transformação Ecológica entre Poderes do Brasil

Fotografia colorida horizontal com o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, à esquerda, sentado, falando ao microfone, com olhar voltado para a plateia. À direita, um homem sentado, com microfone em uma mão e caneta na outra, fazendo anotações em um papel apoiado na perna. Ao fundo, decoração com plantas.Divulgação/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, apresentou o Pacto pela Transformação Ecológica entre os Três Poderes do Estado Brasileiro durante sua fala do Action Day, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento ocorre em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e foi organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O ministro explicou que se trata de compromisso assinado no mês passado entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para promover a agenda ambiental e climática e definir um novo rumo de desenvolvimento econômico para o país. Segundo ele, o pacto tem 26 objetivos que envolvem medidas legislativas, administrativas e judiciárias, como agilizar aprovação de leis e julgamentos.

“O objetivo é que o Brasil possa ocupar uma posição de liderança neste tema”, afirmou o presidente do STF.

Na segunda-feira (23), o ministro estará no Laboratório de Democracia Deliberativa/Centro de Democracia, Desenvolvimento e Estado de Direito da Universidade de Stanford, na Califórnia, onde participa do evento “Moldando o Futuro: Tecnologia e Direito com os Líderes do Judiciário Brasileiro”.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.