Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru promove simpósio sobre saúde mental no trabalho em alusão ao Setembro Amarelo

Foto: Felipe Correia/Secom

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), promoveu, nesta quarta-feira (25), o simpósio “Seu trabalho não pode ser maior que você: fortalecendo a saúde mental no ambiente de trabalho”. O evento, em alusão ao Setembro Amarelo, foi realizado no auditório da SPM e reforçou a importância da prevenção ao suicídio e do cuidado com a saúde mental, especialmente no contexto laboral.

Com uma programação diversificada, o simpósio reuniu profissionais das áreas de medicina, enfermagem e psicologia para discutir o fortalecimento do cuidado com a saúde mental das mulheres no ambiente de trabalho. A abertura do evento ficou por conta do balé Senhora Juventude, um projeto de dança promovido pela SPM, voltado para mulheres idosas.

“Promover debates sobre saúde mental no ambiente de trabalho é essencial para garantir que as mulheres tenham um espaço de acolhimento e apoio. Muitas vezes, o ambiente profissional se torna um grande fator de estresse, e precisamos fortalecer redes de cuidado para que essas mulheres possam enfrentar seus desafios com mais saúde e equilíbrio”, destacou a gerente de Políticas de Saúde da Mulher da SPM, Lucicleide Naildes.

A primeira palestra do simpósio foi conduzida pela presidente interina do COREN-PE, a enfermeira Ana Paula Ochoa, que trouxe reflexões sobre qualidade de vida no trabalho. Em seguida, a psiquiatra Daniela Lucena discutiu como cuidar da saúde mental em ambientes profissionais exigentes, enquanto o enfermeiro Leonardo Silva destacou os impactos da falta de sono no bem-estar feminino. Para encerrar, a psicóloga Aline Silva tratou dos transtornos de burnout e estresse no trabalho.

O evento reafirmou a importância de discutir o tema em um espaço seguro, oferecendo ferramentas e conhecimento para que as mulheres possam enfrentar os desafios do cotidiano. Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Caruaru reforça seu compromisso em promover o bem-estar das trabalhadoras, priorizando a saúde mental e criando políticas públicas que garantam ambientes de trabalho mais saudáveis.