O rastreamento do câncer – ou conjunto de métodos usados para diagnosticar de forma precoce o câncer ou mesmo lesões cancerígenas quando ainda não se apresentam sinais ou sintomas da doença – tem sido um meio eficaz para reduzir o número de pacientes diagnosticados em fases mais avançadas da doença, quando as chances de cura tendem a ser menores. O médico oncologista Alexandre Sales, que atende no NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), aborda o assunto e afirma que a indicação ocorre para grupos de pessoas que têm maior risco de desenvolver certos tipos de câncer.
Também segundo o médico Alexandre Sales, os métodos de rastreio não são isentos de riscos, mas afirma que os benefícios em redução da mortalidade tendem a ser mais impactantes. “Apesar de específico e sensível, é altamente seguro e tem um custo-benefício muito bom”.
O médico Alexandre Sales esclarece que, na atualidade, há evidências de benefício de rastreio populacional para os cânceres de mama, de intestino, do colo uterino, do pulmão e da próstata. Contudo, nem todos esses programas são disponibilizados pelo SUS. O oncologista alerta que antes da inclusão de pacientes nesses programas é preciso explicar sobre os riscos inerentes a cada um deles e reforça que a melhor forma de prevenir o câncer é adotar hábitos saudáveis de vida, incluindo vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV) e contra a Hepatite B.
NOA – Com uma trajetória de 14 anos de atuação em Caruaru, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.