Depois da formatura do Programa Qualifica Pernambuco realizada na Região Metropolitana, no hall do Cais do Sertão, no Bairro do Recife, chegou a vez dos concluintes dos cursos promovidos no Agreste vivenciarem esse momento marcante em suas vidas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), celebrou a conquista de conhecimentos transformadores para alunos de mais 63 turmas do ciclo de formação empreendedora e profissional, oferecido em sete municípios da Região. A formatura, com a presença da Vice-Governadora Priscila Krause, foi realizada na Escola Técnica Estadual Ariano Suassuna, em Garanhuns, nesta quinta-feira (14)
“Estar numa formatura do Qualifica PE é muito especial porque esses formandos representam muito para nossa gestão. Na conclusão desses cursos, são mais que diplomas, são novos profissionais e famílias transformadas com oportunidades que vão se abrir. Aqui, foram quase 2 mil alunos formados no Agreste Meridional e a gente vai levar mais qualificações para muito mais pernambucanos pois até o ano de 2026 serão R$ 60 milhões investidos só neste programa. Pernambuco agora é a terra das oportunidades e dos profissionais qualificados”, disse Priscila Krause.
O evento foi idealizado para destacar o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento sustentável e inclusivo, atendendo às demandas e alavancando as potencialidades regionais. Além disso, busca fortalecer a motivação dos formandos para que possam se inserir e se firmar no mercado de trabalho e de negócios. “É uma alegria realizar mais uma formatura do Qualifica Pernambuco e, desta vez, no interior do estado, evidenciando o caráter descentralizado das nossas ações de apoio ao empreendedorismo e à geração de empregos. Essa comemoração representa o empoderamento que a qualificação proporciona às pessoas”, afirma a titular da SEDEPE, a secretária Amanda Aires.
Esta segunda celebração envolveu 63 turmas, com cerca de 400 participantes, entre concluintes de cursos realizados pelo Qualifica PE, e seus familiares, nos municípios de Garanhuns, Quipapá, Lajedo, Venturosa, Buíque, São Bento do Una e Canhotinho. Uma das contempladas foi Girlene Soares Lima, moradora de Venturosa, que cursou a capacitação em Técnicas de Produção de Salgados e Doces Finos. “Eu já preparava alguns itens por encomenda e o curso tirou meu medo de fazer receitas mais refinadas, me ajudou a aprimorar meu trabalho. Agora, eu vou oferecer novos produtos e conquistar mais clientes”, declarou a formanda. Com o pequeno Ravi, de seis meses, no colo, ela se emociona ao lembrar de ter levado o filho durante alguns dias de suas aulas. “Nos momentos em que meu esposo não podia ficar com ele, eu levei para o curso, e, hoje, meu bebê está aqui vendo a primeira formatura dos meus 36 anos de vida”, comemora Girlene.
As formações aplicadas no Agreste foram distribuídas entre as modalidades Qualifica Empreendedor e Qualifica Trabalho. Dentro do primeiro segmento de qualificação, foram apresentados conhecimentos em áreas como formalização e gestão de negócios, marketing digital, vendas, relação com o cliente e microcrédito orientado. Já no segundo, foram ministradas capacitações profissionais em “Preparo de Doces e Salgados” e em “Logística, Marketing e Vendas”.
*QUALIFICA PE* – Lançado em maio deste ano, o maior e mais completo programa de qualificação de Pernambuco é dividido nas categorias Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor, ambas com aulas ministradas por entidades do Sistema S (Sebrae, Senac e Senai). No ciclo inicial do Qualifica Trabalho, estão sendo disponibilizadas 15 mil vagas de formação profissional, em diversas áreas de atuação, distribuídas em 53 municípios, até o final de 2024. Na categoria Qualifica Empreendedor, voltada para os micro e pequenos negócios, estão sendo oferecidas 9,3 mil vagas de capacitação em 25 cidades, até abril de 2025. Somando as duas modalidades, cerca de 11,2 mil pessoas já foram qualificadas pelo programa, em todo o estado, até o último mês de outubro.
*EVENTO* – A cerimônia contou, ainda, com a presença das equipes da SEDEPE, da Gerente Regional do Sebrae no Agreste Meridional, Amanda Ferreira, do Gerente Escolar do Senai em Caruaru e Belo Jardim, Daniel Fagundes, de representantes de gestões municipais do Agreste, da Deputada Estadual Débora Almeida e de representantes de povos indígenas da região.