A influência da Inteligência Artificial em setores como radiojornalismo, audiovisual e publicidade é um dos assuntos que serão debatidos durante o Fala Norte Nordeste 2024. Com o tema “Inteligência Artificial x Capital Humano: O futuro da comunicação”, o evento vai reunir os principais nomes da radiodifusão e do setor de comunicação do País, de 27 a 29 deste mês, no Recife Expo Center. O congresso é organizado pela Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe), sendo considerado o principal evento da indústria de mídia e entretenimento do Norte e Nordeste.
O congresso é voltado para profissionais da comunicação, a exemplo de radiodifusores, broadcasters, publicitários, digital creators e jornalistas, que terão a oportunidade de se atualizar sobre as mais recentes inovações e tendências do mercado. Serão mais de 70 palestrantes renomados, incluindo os jornalistas Natuza Nery, Ernesto Paglia, Francisco José, Beatriz Castro e Roberto Cabrini; o CEO do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz; e o gerente comercial das Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste na Kantar IBOPE Media, Leonam Torres. Entre os temas que serão abordados estão o impacto da inteligência artificial nas emissoras de rádio e TV, as novas dinâmicas do mercado publicitário, aspectos técnicos e de negócios da TV 3.0, gaming e a evolução do streaming nas transmissões esportivas.
Atividades do evento:
– Exposição: De 27 a 29 de novembro, cerca de 60 expositores do Brasil apresentarão soluções e serviços inovadores para a indústria de mídia e entretenimento, incluindo rádio, TV, produtoras de conteúdo, OTT e streaming. A exposição funcionará das 10h às 19h, proporcionando um espaço para networking e troca de experiências;
– Arena Inovação: Montada na área da exposição, a arena promoverá palestras de expositores e startups, abordando soluções e inovações. As sessões ocorrerão das 12h às 17h, durante os três dias do evento, com entrada gratuita ao público da feira;
– Painéis e Workshops: O congresso contará com cerca de 25 painéis e workshops com temas como “Radiodifusão e o mercado publicitário”, “IA e o futuro do rádio esportivo” e “Reinvenção do talento: O valor do capital humano nas empresas de comunicação”. Os workshops oferecerão treinamentos práticos voltados para as novas tecnologias emergentes e a evolução dos negócios, com horários programados das 10h às 17h.
A expectativa da organização do Fala Norte e Nordeste é que a edição deste ano do congresso seja uma das maiores de todos os tempos, em convergência com os 62 anos da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert): “O foco é fazer um congresso a nível nacional, trazendo as novidades tecnológicas, sobretudo, nas rádios, que atingem a população de norte a sul do País e chegam a todas as classes”, explica Nill Jr., presidente da Asserpe. Lançado em 2005, o Fala Norte Nordeste tem como objetivo desenvolver conhecimento e negócios para os radiodifusores, além de premiar as melhores produções regionais. A edição 2024 do evento, que é bianual, deve receber um público estimado em cerca de duas mil pessoas.
O Fala Norte Nordeste 2024 é organizado pela Asserpe, com apoio da Abert e de diversas associações do Brasil. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site www.falanortenordeste2024.com. A visitação é gratuita. Já a participação nos eventos é paga, com os valores podendo ser consultados no site do congresso. Estudantes e professores de cursos de Comunicação também podem se inscrever gratuitamente.