Construção civil tem crescimento de 3,5% e deve seguir em alta em 2025

O segmento da construção civil vem atingindo um crescimento sólido, que vem impactando diretamente a geração de empregos e o panorama financeiro do Brasil nos últimos anos. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor gerou mais de 230 mil empregos formais e atingiu o crescimento de 3,5% no terceiro trimestre deste ano, superando a projeção para o segundo semestre, que era de 3%. A melhora se deve ao aquecimento do mercado imobiliário, o maior investimento em infraestrutura, o crescimento da urbanização e, principalmente, as novas condições de acesso à moradia trazidos pelos programas habitacionais do Governo Federal. De acordo com o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o país totalizou mais de 2,96 milhões de profissionais formais registrados na área. 

“Em 2024, além do recorde de lançamentos e novas vendas, contratamos em torno de 400 colaboradores em diversas áreas, o que foi fundamental para sustentarmos o crescimento da empresa. Essa geração de empregos nos permitiu atender à demanda de novos projetos e fortalecer ainda mais a nossa presença no setor imobiliário”, explica o diretor de vendas e incorporação imobiliária da Viana e Moura Construções, Leonardo Queiroz. Neste ano, a construtora lançou o condomínio Jardim Monjope, em Igarassu, e o Recanto das Laranjeiras e a segunda torre do Nassau Garden em Caruaru, que foram recebidos com grande entusiasmo pelo mercado e se destacaram pela qualidade em infraestrutura e o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável. 

A expectativa é que mais postos de trabalho sejam gerados e que a construtora se consolide ainda mais nas cidades em que atua, o que vem para fortalecer a economia local. “Em 2025, planejamos seguir em ritmo acelerado, apresentando novos empreendimentos no Agreste e na Região Metropolitana do Recife. Esperamos surpreender o mercado com projetos ainda mais inovadores, que ampliem as opções de moradia de qualidade e com processos de venda simplificada”, ressalta. 

O gestor ainda afirma que a Viana e Moura segue alinhada às tendências para inovar cada vez mais na construção das moradias e condomínios, focando na sustentabilidade e aliada à tecnologia para favorecer a comodidade e a qualidade de vida. “Estamos explorando inovações tecnológicas em termos de infraestrutura e seguimos investindo ainda mais em espaços que incentivem o convívio social e a segurança dos moradores, criando ambientes ideais para o desenvolvimento de comunidades integradas”, finaliza. 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.