Em reunião com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), nesta quinta-feira (28), o deputado estadual Romero Sales Filho (UB) destacou as conquistas obtidas pela associação ao longo dos anos no acesso da população a moradias dignas, ocasião em que reafirmou o compromisso em avançar ainda mais na luta pelo direito das pessoas em poder contar com políticas públicas de qualidade no setor de habitação. Tendo atuado diretamente ao lado da prefeita Célia Sales (PP) na articulação que viabilizou a entrega de 576 unidades habitacionais na cidade do Ipojuca, o parlamentar ressaltou a importância de organizações sociais em avanços na área de habitação popular.
Ao observar o aumento no número de projetos no setor registrados nos dois anos da gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB), por meio da captação de recursos junto ao governo federal via Minha Casa, Minha Vida, o deputado adiantou, em conversa com Lídia Brunes e Marconi, representantes do MTST, que, em breve, vai ser assinada uma ordem de serviço para construção de um novo habitacional no município do Litoral Sul.
“É de suma importância que a gente consiga enveredar esforços por uma causa tão nobre e cara à sociedade, e o papel desempenhado pelo movimento precisa ser enaltecido, por sua trajetória de vitórias, com vários empreendimentos no estado aprovados pelo Minha Casa, Minha Vida”, disse Romero.
*Agricultura Familiar*
Ainda nesta quinta-feira, o deputado estadual Romero Sales recebeu uma comitiva do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) para deliberar sobre medidas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Entre as propostas apresentadas estão projetos para criação de uma cooperativa para capacitar famílias agricultoras. A ideia é tornar a produção economicamente sustentável, com capacidade para atender grandes empreendimentos comerciais e se consolidar como uma referência na indústria de alimentos.
Romero observou que, muitas vezes, em vez de prosperar financeiramente, os agricultores familiares acabam por produzir apenas para subsistência. “Mas é preciso unir esforços para mudar esse cenário”, disse o parlamentar ao adiantar que buscou o apoio e obteve sinalização positiva por parte do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.
“Mais do que a regularização fundiária nos assentamentos, o grupo destacou a necessidade de dar condições reais para que as famílias assistidas possam prosperar. De pronto, reafirmamos a disposição do nosso mandato em continuar a construir soluções junto ao Governo de Pernambuco e por meio da destinação de emendas parlamentares objetivando o fomento da cooperativa, a constante capacitação profissional dos cooperados e, principalmente, a sustentabilidade do projeto a longo prazo”, concluiu Romero.