Fagner Fernandes realiza audiência pública a para discutir acessibilidade para as pessoas cegas

Na manhã de hoje (02), na Câmara de Vereadores, foi realizada a audiência pública para discutir a acessibilidade para as pessoas cegas na cidade de Caruaru, com o tema “A falta de acessibilidade na cidade e os caminhos para a construção de uma sociedade mais inclusiva”.

Estiveram presentes representantes da Prefeitura de Caruaru, Associação de Cegos de Caruaru – Acace, OAB e sociedade civil.

Para Lucy Tertulina, representante da Acace, Caruaru avançou, mas precisa de investimento em políticas públicas de acessibilidade e mobilidade. “É louvável iniciativas como esta, pois nós temos voz na Câmara de Vereadores para construirmos uma cidade para todos”, disse Lucy.

De acordo com Wesley Nascimento, secretário executivo de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o poder executivo realiza diversas ações de inclusão. “A gestão preocupa-se em tornar a cidade mais inclusiva, não somente para as pessoas cegas, mas todas que tem alguma deficiência. É muito bom podermos ouvir os agentes principais dessa discussão”, enfatizou.

Para o vereador Fagner dos Animais (PDT), que convocou a audiência pública, é dever da Câmara de Vereadores discutir as políticas públicas de inclusão. “Fico feliz em saber que a Prefeitura de Caruaru disponibiliza algumas ações voltadas para as pessoas cegas e que, em breve, teremos sinais sonoros, como informou a AMTTC, mas precisamos fazer ainda mais. Aqui, adianto os requerimentos que serão enviados ao poder executivo: instalação de placas em braille e piso tátil nos prédios públicos; sistema de senhas com aviso sonoro nas unidades de saúde; impressão de ultrassom em 3D para as grávidas que são cegas, além da criação do Código de proteção para a pessoa com deficiência. Através desta discussão, iniciamos o processo de construção de uma cidade mais inclusiva”, comemorou Fagner

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.