Empresas têxteis do Agreste já podem participar de edital para fardas em Pernambuco

O PE Produz Polo de Confecções – que prevê pelo Governo de Pernambuco a aquisição de fardamentos para a rede estadual de ensino, está com edital de chamamento aberto para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) no Agreste. O impacto financeiro será de R$ 40 milhões anualmente. O credenciamento dos interessados fica disponível de forma permanente, no site do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (www.ntcpe.org.br), enquanto houver novas solicitações para confecção de fardamentos. Cerca de 1,5 milhão de novos uniformes devem ser produzidos só no primeiro ano de projeto, além de 500 mil mochilas. Expectativa é de, até a metade de 2025, credenciar pelo menos 100 empresas.

A iniciativa deve fomentar a indústria têxtil em 46 municípios do Agreste, que passarão a produzir uniformes e alguns materiais escolares para alunos da rede estadual de ensino. O projeto, previsto na Lei 18.531 de 03/05/2024, sancionada pela governadora Raquel Lyra, é uma iniciativa do Governo de Pernambuco através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Secretaria de Administração (SAD), em parceria com o NTCPE, atendendo a uma demanda da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco.

O diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho, comentou sobre a importância da iniciativa. “Pernambuco tem o segundo maior Polo de Confecções do Brasil. Faz todo sentido adquirirmos mão de obra local. Contratando localmente, garantimos uma logística de entrega mais barata e que esse dinheiro fique com o pequeno e médio confeccionista. Essa lei significa valorizar o que é nosso”, pontuou.

O PE Produz Polo de Confecções considera as empresas com sede nas cidades da Região de Desenvolvimento Agreste Central – RD 08 e da Região de Desenvolvimento Agreste Central – RD 09. “Elaboramos as fichas técnicas dos fardamentos, que estão disponíveis no nosso site, e também estamos, junto à Adepe, sensibilizando, mobilizando e orientando as empresas do Polo de Confecções do Agreste. Estamos visitando várias pequenas confecções de cidades como Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Toritama e Cupira”, comentou Pedro Miranda, diretor-presidente do Núcleo.

No site do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), que é parceiro do projeto, o interessado pode baixar também as fichas técnicas com as modelagem e especificações das peças (https://ntcpe.org.br/).

*SERVIÇO – PE PRODUZ POLO DE CONFECÇÕES*

Edital de chamamento e fichas técnicas das peças disponíveis no site: https://ntcpe.org.br/

E-mail para envio da documentação do credenciamento: credenciamento.fardamento@sad.pe.gov.br

Mais informações pelo número (81) 3183-7754 ou (81) 3183-7757

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.