Fernando Monteiro é parceiro da startup que estuda o reuso da água da chuva

O deputado federal Fernando Monteiro tem vibrado com as recentes – e muitas – conquistas da Pluvi, a startup incubada na Universidade Federal de Pernambuco e que agora, já graduada, é associada do Polo Tecnológico da UFPE.

O parlamentar já destinou R$ 1 milhão em recursos para o desenvolvimento da tecnologia, que produz água potável a partir do reaproveitamento da água da chuva. Ele aposta que daí possam vir soluções para outros problemas de municípios de todo o Estado.

É que além de produzir água potável, a tecnologia que capta a água da chuva também resolve outra questão importante: os reservatórios guardam parte da água que se infiltraria no solo, o que reduz a ameaça de deslizamento, principalmente nas áreas de morro.

Os primeiros reservatórios de água do projeto “Morro de Vontade”, desenvolvido pela Pluvi, estão instalados no Alto da Telha, zona Norte do Recife, e já abastecem a comunidade. Nesta sexta-feira, ao comemorar a graduação da startup, sua mentora, a pesquisadora da UFPE Sávia Gavazza, reconheceu publicamente o trabalho de Fernando Monteiro.

“Tudo começou com o investimento do deputado federal Fernando Monteiro, que tornou possível a parceria da universidade com a gente e viabilizou a instalação das primeiras unidades desse projeto tão lindo que é o ‘Morro de Vontade’”, conta Sávia. “Já temos 87 famílias beneficiadas com mais água nas torneiras aproveitando a chuva, além da dignidade do banho de chuveiro e segurança nos morros”, completa a pesquisadora.

PROJETO PREMIADO – Recentemente, a Pluvi foi qualificada com o Selo iImpact, um reconhecimento dado a startups latino-americanas que se destacam no compromisso socioambiental e no alinhamento com os objetivos da ONU, além de ser premiado em concurso do BRICS.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.