AMTTC apresenta balanço dos 18 meses do Grupo de Estudos de Sinistros de Trânsito

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC), apresentou na manhã dessa quinta-feira (12), na sala de reunião da Autarquia, o balanço de 1 ano e meio do Grupo de Estudos de Sinistros de Trânsito (GEST). O grupo visa minimizar os números de sinistros por meio de ações de educação, sinalização, fiscalização e prevenção. 

Na ocasião estiveram presentes o Cel. Edson Nóbrega, agentes de trânsito da AMTTC, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, especialistas em trânsito, engenheiros de tráfego e guardas municipais. O principal objetivo do grupo de estudo é identificar os fatores de risco que contribuem para a ocorrência de acidentes e buscar alternativas para mitigá-los.

Entre as ações que foram identificadas e executadas por meio de estudos, se destacam a implantação e reimplantação de 450 faixas de pedestres, mais de 500 implantações de sinalização vertical, 2 rotatórias, 7 urbanismos táticos, 85 pinturas de lombadas.

O Grupo de Estudos de Sinistros de Trânsito é uma ferramenta estratégica que contribui para a construção de um trânsito mais seguro com planejamentos eficazes. Ao promover a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento, agentes diretos na organização do fluxo viário e envolver a sociedade como peças fundamentais na busca por soluções, o GEST desempenha um papel na proteção de vidas e na melhoria da qualidade de vida em Caruaru.

“A criação desse grupo de estudos é uma iniciativa essencial para a promoção da segurança viária e a redução dos sinistros nas vias públicas de Caruaru. Em nossas reuniões de estudo reunimos diversos especialistas, autoridades de trânsito, engenheiros de tráfego, profissionais da saúde, e representantes da sociedade civil para analisar e propor soluções inovadoras para os desafios diários do trânsito”, comentou Cel. Edson Nóbrega, presidente da AMTTC.