Para garantir segurança dos alunos, Prefeitura de Nazaré da Mata adia início das aulas e foca na melhorias das escolas municipais

A Prefeitura de Nazaré da Mata anunciou o adiamento do início do ano letivo na rede municipal de ensino para o dia 10 de março. A decisão, tomada com base em um laudo técnico encomendado pela Secretaria Municipal de Educação, tem como principal objetivo garantir a segurança dos mais de 3.000 alunos da educação infantil e do ensino fundamental, além de professores e funcionários.

Inicialmente programado para começar no dia 6 de fevereiro, o retorno às aulas precisou ser adiado após a constatação de graves problemas estruturais nas 14 escolas do município, tanto na área urbana quanto na zona rural. Desde o início da gestão, em 2 de janeiro, equipes de engenharia e arquitetura realizaram uma inspeção em todas as unidades e identificaram danos como tetos danificados, infiltrações, fios expostos com risco de choque elétrico, falta de carteiras e até paredes comprometidas.

As fortes chuvas que atingiram Nazaré da Mata nos últimos dias agravaram ainda mais a situação, revelando novos problemas estruturais, como risco de desabamento de paredes, aumento de infiltrações e falhas nas instalações elétricas que podem comprometer a segurança da comunidade escolar.

“_Desde que assumimos, estamos trabalhando para garantir melhores condições para nossa cidade e, principalmente, para nossas escolas. Nossa prioridade é a segurança das crianças, dos professores e de todos os profissionais da educação. Não podemos, de maneira nenhuma, colocá-los em risco. Por isso, tomamos essa decisão difícil, mas necessária: só voltaremos às aulas quando houver segurança para todos_”, destacou a secretária municipal de Educação, Domitila Planta.

O trabalho de revitalização das escolas, iniciado pela gestão, seguirá até o dia 21 de fevereiro. Em seguida, entre os dias 24 e 28 de fevereiro, às unidades de ensino estarão se preparando para receber os grupos de maracatus, que tradicionalmente utilizam as escolas como base durante os dias de folia de momo. Já nos dias 3, 4 e 5 de março, acontece o Encontro de Maracatus e o Carnaval de Nazaré da Mata. No dia 6 de março, é celebrado o feriado estadual da Data Magna. Para garantir a organização dos espaços, na sexta-feira (7), as escolas passarão por uma grande faxina, preparando-se para receber os estudantes.

Para evitar prejuízos ao calendário letivo, a Prefeitura determinou a antecipação de parte do recesso escolar de julho para fevereiro, garantindo que os dias letivos previstos pelo município sejam cumpridos sem comprometer o aprendizado dos alunos. Além disso, será adotado um plano de reposição das aulas, com atividades aos sábados e aulas extras.

A gestão municipal reforça que, no dia 10 de março, estará pronta para receber os alunos em escolas mais seguras e preparadas para oferecer um ensino de qualidade. Mais informações sobre o andamento das obras e o calendário de reposição serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Nazaré da Mata.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.