Nesta sexta-feira (21), a partir das 6h, a Compesa realizará uma intervenção para interligar a Adutora do Agreste à Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado, em um trecho da BR-104 próximo ao Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Para a execução dos serviços, será necessário suspender temporariamente o abastecimento de água em alguns bairros da cidade. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até as 20h do sábado (22).
Essa interligação é uma das obras emergenciais planejadas pela Compesa para minimizar o impacto da escassez hídrica na região, garantindo que Caruaru e outras 13 cidades do Tramo Sul do Sistema Jucazinho não sofram desabastecimento em períodos de estiagem como o atual, em que a barragem de Jucazinho está em estágio de pré-colapso. Com a conclusão da obra, a ETA Salgado passará a receber um reforço de 400 litros de água por segundo (l/s) do Rio São Francisco, por meio da Adutora do Agreste. Essa solução operacional encontrada pelos técnicos da Compesa permitirá a utilização de um trecho da Adutora do Agreste já assentado, contribuindo para o enfrentamento da crise hídrica que assola o Agreste. Atualmente, Caruaru já recebe 200 l/s da Transposição do Rio São Francisco, e, com essa iniciativa, passará a contar com um total de 600 l/s.
Suspensão temporária do abastecimento
Em função da obra, o abastecimento de água será suspenso temporariamente em alguns bairros de Caruaru, sendo retomado gradualmente após a conclusão dos serviços, conforme o calendário de distribuição. As áreas afetadas são: Salgado, São João da Escócia, Cidade Jardim, São José, Rendeiras, Luiz Gonzaga, Universitário, Cedro, Parque das Cidades, Juriti, Santa Rosa, Vassoural, Indianópolis, José Antônio Liberato, Petrópolis, Cidade Alta, Rafael, Contendas, Lajes e Juá.
Investimentos
O Governo de Pernambuco autorizou a Compesa a investir R$ 4,4 milhões de recursos próprios na execução de um conjunto de obras, entre elas, a conexão da Adutora do Agreste à ETA Salgado, que beneficiarão aproximadamente 850 mil pessoas no Agreste. Segundo o diretor de Produção e Planejamento Operacional, Flávio Coutinho, essa interligação representa uma etapa fundamental das obras emergenciais planejadas pela companhia. “Com essa ação, vamos retirar o Sistema Jucazinho da iminência do colapso, uma situação recorrente nos períodos de estiagem. O reforço de 400 litros por segundo para Caruaru e outras cidades atendidas pelo Tramo Sul do Sistema Jucazinho garantirá maior segurança hídrica para a região, ou seja, a continuidade do abastecimento será mantida, independentemente da estiagem”, explica. Além disso, a interligação proporcionará maior flexibilidade operacional à Compesa, permitindo redirecionar parte do volume de água que atualmente é destinado a Caruaru para outras cidades, por meio da inversão do fluxo da água do Sistema Jucazinho, que passará a operar diretamente pela Adutora do Agreste.
Além de Caruaru, outros 13 municípios atualmente dependem do Sistema Jucazinho: Surubim, Casinhas, Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá.