A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realizou, nesta quarta-feira (30), um encontro formativo com o tema “Diálogo com o povo Xukuru: saberes ancestrais e práticas educativas”. A iniciativa foi voltada para arte-educadores, gerentes, coordenadores e formadores da rede municipal de ensino, com foco na construção de uma educação antirracista e intercultural.
O evento integra o Programa de Formação Continuada 2025 e teve como objetivo promover o intercâmbio entre os saberes tradicionais indígenas e as práticas pedagógicas contemporâneas. A atividade contou com a participação de lideranças e educadores do povo Xukuru do Ororubá, reconhecido por sua forte organização comunitária, resistência histórica e protagonismo na luta pelos direitos indígenas.
Durante o encontro, os participantes puderam refletir sobre a importância de uma educação decolonial, que valoriza a diversidade cultural e reconhece os povos originários como detentores de saberes essenciais à formação humana e à sustentabilidade do planeta. Também foram abordados temas como a educação escolar indígena diferenciada, a relação entre educação formal e não formal, e o papel da arte e da cultura Xukuru como formas de resistência e preservação da identidade.
“Este momento representa um marco no nosso compromisso com uma educação que reconhece os povos originários como guardiões de saberes essenciais e reforça o compromisso da gestão com uma educação inclusiva, plural e comprometida com a valorização das culturas tradicionais e com os direitos dos povos indígenas”, destacou o secretário de Educação e Esportes, Kaio Colaço.