No fim de ano, muitos pais começam a se organizar para a volta às aulas de seus filhos. Isso implica em organizar matrícula, comprar os materiais necessários para os estudos e, a partir disto, é preciso pesquisar e economizar no que puder para que não haja gastos desnecessários. O problema é que alguns pais se queixam bastante do que é pedido desnecessariamente na lista de material escolar.
A coordenadora Jurídica do Procon, Cynthia Nunes, alerta sobre o assunto. “É fundamental que os pais observem cada item pedido na lista de material escolar, para que não sejam vítimas de conduta abusiva por parte da escola. Na lista, só pode ser pedido o que for utilizado pelo aluno individualmente e somente para desenvolvimento de atividades didáticas, sendo abusivo o pedido de material coletivo, de escritório ou que não seja para utilização do aluno”, explica a coordenadora.
Ao receber a lista de material, sendo percebido que o material é indevido, o consumidor deve procurar a escola para que aquele item seja retirado. Caso a escola insista em mantê-lo, o PROCON deve ser acionado para que as providências cabíveis sejam adotadas. O Procon Caruaru fica localizado na Av. Rio Branco, nº 215.