A nova administração do Hospital Mestre Vitalino (HMV) abrirrá nesta segunda -feira (07), o Centro Cirúrgico que atenderá, de forma regulada, a população de 53 cidades da região. O HMV é uma unidade do governo do Estado e administrado pela Organização Social de Saúde Tricentenário.
Inicialmente, o HMV vai ofertar cirurgia geral, oncológica e pediátrica. Serão 100 cirurgias por mês. O Centro Cirúrgico servirá para cirurgias eletivas – as que a unidade saúde escolhe a data para realizar o procedimento cirúrgico. Geralmente, realizada após exames, de acordo com as condições de saúde do paciente.
O local funcionará inicialmente com três salas que foram equipadas com recursos de infraestrutura e tecnologia médico hospitalar de última geração. Também será inaugurada uma Sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) que servirá para o paciente após a cirurgia. Serão disponibilizados 13 leitos, contendo régua de distribuição composto por válvula de oxigênio, válvula de ar comprimido e vacuômetro para a aspiração das vias aéreas. Todas as camas são elétricas. Nesse espaço, também há aquecedores para os pacientes e um desfibrilador em caso de necessidade.