Saúde de Caruaru se destaca na avaliação FIRJAN

A recente edição 2015 do índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, publicada este mês, colocou a saúde de Caruaru no nível de Alto Desenvolvimento, o mais elevado na classificação que avalia também a situação dos mais de 5.000 municípios brasileiros. O trabalho, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, utiliza exclusivamente dados oficiais e leva em consideração quatro indicadores, todos ligados à atenção básica, que tem como foco principal a prevenção de doenças.

“O índice é significativo por se basear em dados divulgados pelo Ministério da Saúde e oferecer informações sintetizadas pela equipe técnica de uma entidade privada e de credibilidade reconhecida nacionalmente”, observou a Secretária de Saúde, Aparecida Souza.

A FIRJAN considera os avanços no Percentual de Gestantes com pré-natal; a Proporção de Mortes por causas mal definidas; a Taxa de Óbitos Infantis por causas evitáveis; e as Internações Sensíveis à atenção básica. Todos os indicadores refletem direta ou indiretamente a qualidade dos serviços oferecidos à população como saneamento, campanhas de vacinação, controle do diabetes e da hipertensão, o combate à anemia e aos vetores como o aedes aegypti.

Os quatro indicadores, de pesos iguais (25%), são diretamente ligados aos serviços de atenção básica prestados pela Secretaria Municipal de Saúde que, hoje, faz a cobertura de mais de 200.000 pessoas, nas zonas urbana e rural de Caruaru, envolvendo uma estrutura de profissionais da saúde com mais de 3.000 pessoas em atuação.

Para o vice-prefeito Jorge Gomes, que é médico, “a tendência é melhorar ainda mais os resultados, tendo em vista que a Prefeitura continua reformando e construindo unidades básicas, além de estar em fase de implantação final de duas UPAs, na zonas leste e oeste, e persistindo no trabalho de combate às endemias e epidemias, com destaque para a dengue, zika e chikungunya”, analisou

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *