O aplicativo que foi desenvolvido pelos estudantes de Sistemas de Informação do núcleo de tecnologia da UPE, em parceria com o Gabinete Digital e a Secretaria de Participação Social, já se encontra disponível para download na loja virtual do Google Play.
Com o objetivo de estreitar laços entre sociedade civil e poder público, o aplicativo vem para atender às demandas da população com mais facilidade, uma vez que, instalado no celular, o usuário pode fazer sua solicitação de onde estiver.
Além de ser essa ponte com a população, o aplicativo também proporciona a integração de jovens que querem fazer parte do mercado de trabalho por meio de estágio na gestão pública com o desenvolvimento de tecnologias que proporcionem o desenvolvimento da administração pública.
O círculo de estudantes é rotativo. Hoje, o projeto conta com cinco estudantes: Emerson Oliveira, Igor Vitor, Layon Ribeiro, Carlos Henrique e Eric Max, além do auxílio do professor Jorge Cavalcanti Fonseca e da professora Patrícia Endo, juntamente com gerente de Participação Digital, Daniel Finizola.
“Essa parceria entre a UPE e Prefeitura de Caruaru é a prova de que a pesquisa científica, quando bem aplicada, pode trazer resultados para a sociedade. O aplicativo Ouvidoria Móvel é de uso simples do cidadão e de extrema importância para a prefeitura, pois vai gerar informações úteis que serão usadas no aprimoramento da gestão local. Com isso, estamos dando mais um passo para tornar nossa cidade inteligente e humana” completa o professor Jorge Cavalcanti.
Para o gerente do Gabinete Digital, Daniel Finizola, o aplicativo veio para aproximar os cidadãos da gestão com suas sugestões e críticas “O Núcleo de Tecnologia da Informação tem o objetivo de fomentar a relação entre poder público, sociedade e universidade. São fundamentos que a academia, através da pesquisa e extensão, contribuem com o desenvolvimento de nossa cidade. Esse é o primeiro projeto do núcleo e já estamos montado a segunda turma”, explicou