O robô i-Zak, desenvolvido pela equipe do CESAR em parceria com o Centro de Informática UFPE/Voxar Labs e com o Robolivre, está de malas prontas para participar da Competição Mundial de Robótica – a RoboCup 2016, que será realizada entre os dias 30 de junho a 4 de julho, na cidade de Leipzig, na Alemanha.
Mas antes de partir, o i-Zak dará uma pequena mostra das suas habilidades para o público brasileiro. Um último “treino” terá transmissão ao vivo às 15h30 da próxima quarta-feira (22), pelo Facebook. A equipe irá reproduzir, no CESAR, o mesmo ambiente em que o robô terá que exibir sua destreza e cumprir tarefas na competição mundial.
O i-Zak, atual bi-campeão latino-americano, irá competir na categoria @Home e desempenhar atividades como auxiliar doméstico. No mundial, os robôs precisam cumprir tarefas dentro de um ambiente caseiro, demonstrando comportamento inteligente e desenvoltura ao reconhecer objetos.
Na demonstração de quarta-feira (22), o i-Zak irá exibir seus dotes ao atender pedidos de voz, pegando e movendo objetos, seguindo uma pessoa, entre outras funções. As habilidades do robô vêm sendo aprimoradas nos últimos anos e hoje ele é capaz de navegar de forma autônoma; reconhecer e conversar com um ser humano; verificar alguns sinais vitais, como temperatura e batimento cardíaco; e até identificar se uma pessoa está feliz ou triste.
A RoboCup reúne as melhores equipes de robótica do mundo e promove competições em diferentes categorias, como a RoboCup Júnior, o futebol de robôs, além das etapas mais focadas para o mercado, como a @Work e a @Home, na qual a equipe pernambucana irá participar.
Veja mais informações sobre a RoboCup 2016 na página oficial do evento: http://www.robocup2016.org/.