Ao comentar os dados da pesquisa CUT/Vox-Populi, divulgada nesta quinta-feira (13), o líder dá Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), disse que os dados comprovam a rejeição ao modelo político e econômico apresentado por Temer. Segundo o levantamento, o presidente Michel Temer (PMDB) tem apenas 5% de positiva, contra 65% que consideram sua gestão ruim ou péssima e 28% regular.
A imagem do peemedebista vem despencando desde ele que assumiu à Presidência, no ano passado. Em outubro de 2016, 14% consideravam o desempenho do presidente bom ou ótimo, este número caiu para 8% em dezembro e voltou a sofrer uma nova queda agora.
“O governo Temer está definhando e hoje sobrevive na UTI, na base da política do toma lá, dá cá. O governo vem promovendo um assalto aos direitos dos trabalhadores e levando a economia brasileira à ruína. Nunca, em tempo algum, conseguimos retroceder tanto em tão pouco tempo. É projeto de país que fracassou lá atrás, com Fernando Henrique Cardoso, e que agora está novamente levando o País ao abismo. Temer e seus aliados deram um golpe na população brasileira para poder trazer de volta esse projeto que foi derrotado nas últimas quatro eleições. A população não quer e nunca quis esse modelo governo e a insatisfação crescente é a prova disso. Temer tem a pior avaliação da história. Esse projeto político de arrocho jamais teria sido aprovado pelas urnas”, afirmou Humberto.
A pesquisa mostra também que é no Nordeste onde há a maior rejeição ao governo Temer. Na Região, o peemedebista tem 78% de avaliação negativa, contra 4% positivo, 14% regular. “O Nordeste foi uma das áreas mais afetadas pelo golpe. Sempre houve uma preocupação dos governos de Lula e Dilma de trazer desenvolvimento para a região, de trabalhar para reduzir as desigualdades regionais. Foi assim com a Transposição do Rio São Francisco, com o incentivo para empresas como a Fiat pudessem vir para Pernambuco e garantir desenvolvimento. Mas desde que assumiu, o governo Temer deu às costas para a população e é claro que isso se reflete na impopularidade do peemedebista na região”, avaliou Humberto.
A pesquisa traz a rejeição da população ao pacote de reformas proposto por Temer. A Reforma da Previdência, que está sendo debatida no Congresso Nacional, é reprovada por 93% dos brasileiros, contra apenas 5% concordam com as medidas e 2% que são indiferentes. Outros projetos de Temer também são reprovados pela população, como o congelamento dos gastos públicos, em saúde e educação pelos próximos 20 anos, rejeitado por 83% e a ampla terceirização, reprovada por 80% dos brasileiros.
“A população brasileira não vai aceitar calada esses desmontes do governo Temer. Seguiremos mobilizados contra todos esses retrocessos. Não vamos permitir que um governo ilegítimo acabe com aquilo que o povo brasileiro demorou séculos para conquistar”, disse Humberto.
A pesquisa CUT-Vox Populi foi realizada entre os dias 6 e 10 de abril. Foram ouvidas 2 mil pessoas com mais de 16 anos em 118 municípios de áreas urbanas e rurais de todos os Estados. A margem de erro do levantamento é de 2,2%.