Com diversas apresentações agendadas para o mês de junho, o espetáculo celebra os 90 anos do escritor paraibano Ariano Suassuna, que faria o aniversário de nove décadas na próxima sexta-feira, dia 16.
O Auto da Compadecida do TEA – Teatro Experimental de Arte traz elementos do Cavalo Marinho (folguedo popular típico da Zona da Mata Norte de Pernambuco) para contar a saga de João Grilo e Chicó.
A montagem completa em outubro de 2017, sete anos de existência. Desde a estreia, quando a montagem recebeu em 2009, o Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro com Patrocínio da Petrobrás, até os dias atuais foram cerca de 80 apresentações, incluindo participação em diversos festivais nacionais (sendo considerado Melhor Espetáculo do Ano, no Festival Nacional de Teatro – Rio de Janeiro).
O espetáculo conta com David Gadelha (João Grilo), Jackson Freire (Chicó e Demônio), Rosbergg Alexander (Padre e Palhaço), Túlio Beat (Severino de Aracajú), Mandy Freire (Mulher do Padeiro), Ícaro Raphael (Padeiro), Edson Barros (Cabra e Encourado), Pedro Henrique Gonçalves (Major Antônio Morais e Jesus), David Lucas (Sacristão), Paulo Conceição (Bispo), Maria Lima (Compadecida), execução de luz por Paulo César, registros fotográficos por Ryan Júnior, co-direção de José Carlos e produção de Arary Marrocos.
O TEA é considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2009 e Ponto de Cultura, além oferecer formação teatral a jovens de forma gratuita há mais de meio século no agreste pernambucano.
Segue agenda oficial de apresentações para junho:
13/06 – Tribunal de Contas da Paraíba (João Pessoa – PB)
15/06 – Rede de Bibliotecas pela Paz – COMPAZ Ariano Suassuna (Recife – PE)
16/06 – Casa de Ariano Suassuna – a convite da família (Recife – PE)
22 e 23/06 – Celebração em Memória de Ariano Suassuna (São José do Belmonte – PE)