Na tarde desta quinta (22), membros de movimentos ligados ao público LGBTI se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernando Silva e a secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru, Perpétua Dantas, e seus respectivos representantes, para mais um debate sobre o Conselho LBGTI no município. Na oportunidade foi discutida a minuta de lei para a criação do conselho e diversas observações foram acrescentadas, em relação às ideias e ao texto do documento.
O Encontro serviu também para definir a criação da comissão para formular o edital de um regimento eleitoral para eleição dos membros do conselho. “O intuito disso tudo é fazer com que a gente possa ter de fato a criação de um conselho municipal que venha ajudar a combater os preconceitos, bem como, a questão da LGBTIfobia no dia a dia. Para isso, a gente precisa de um conselho específico que trabalhe com isso”, declarou a coordenadora de Promoção à Diversidade Sexual LGBTI no município, Christianny Magalhães.
Após a revisão feita hoje no documento, pontuado com diversas sugestões dos presentes, a minuta será encaminhada à procuradoria do município, para a discussão jurídica. Depois desse procedimento, a minuta será entregue à prefeita, Raquel Lyra, para que ela possa fazer o envio à Câmara de Vereadores, onde será votada a provação dessa lei e o conselho possa ser criado de fato e de direito. A última reunião sobre o assunto aconteceu no dia 04 de abril deste ano, quando membros do movimento LGBTI de Caruaru se reuniram com representantes das secretarias municipais para a realização do I Fórum da População LGBTI do município.