Raquel Lyra anuncia data da Fenagreste 2018 e garante bônus para professores

Neste Dia do Professor (15), a Fenagreste ofereceu uma programação toda especial para comemorar a data. O educador Celso Antunes, o jornalista Francisco José e o cantor Maciel Melo fecharam o evento com chave de ouro. Mas a novidade mesmo foi o anúncio da prefeita Raquel Lyra, que já divulgou a data da Feira Nacional do Livro do Agreste do próximo ano e garantiu que todos os professores da rede municipal de ensino ganharão, novamente, o bônus para adquirir livros.

“A Fenagreste, do próximo ano, vai acontecer entre os dias 08 e 12, de agosto. O evento seguirá o modelo deste ano e contará com palestras, shows e apresentações culturais gratuitamente. Nossos professores vão, mais uma vez, receber um bônus para comprar os livros que desejarem e assim ampliar ainda mais o conhecimento, que, por sua vez, será levado para sala de aula”, afirmou a prefeita.

O anuncio agradou a categoria. Para o professor Edmarlos Vital, nem sempre é possível obter livros, o que muitas vezes, dificulta o trabalho nas escolas. “Sabemos que livros são caros e quase nunca sobra dinheiro para compra-los. O bônus vem como um reconhecimento para valorizar o trabalho do profissional de educação. Foi com a ajuda da prefeita Raquel Lyra que pude expandir a minha biblioteca que há tempos não era contemplada com nenhum exemplar”, disse.

A bienal movimentou o Espaço Cultura durante toda a semana. Milhares de pessoas passaram pelo local em busca de conhecimento. Crianças, jovens e adultos se divertiram e aprenderam com as palestras. Letícia Pacheco, 7 anos, prestigiou a Fenagreste, acompanhada do pai, o médico Rodrigo Pacheco. Para a menina, o acesso aos livros é mais importante do que qualquer brincadeira. “Preferi passar parte do meu domingo aqui, pois viajo no mundo dos livros e me divirto mais do que brincando”, assegurou.

O público que prestigiou as palestras e o show também foi variado. “Gosto de aprender e creio que os palestrantes que por aqui passaram contribuíram e muito para o meu crescimento pessoal e profissional. Não poderia deixar de participar desse curso com Celso Antunes e já estou aguardando Francisco José”, contou o estudante João Paulo.

E na reta final do evento, o Educador Celso Antunes ministrou um workshop sobre Disciplina e Indisciplina em Sala de Aula. Em seguida, a grande atração do dia, o jornalista Francisco José bateu um papo com a platéia e apresentou em telão as aventuras que marcaram sua carreira e que são destaques no livro 40 anos no Ar. Em seguida, Chico autografou as obras que têm renda revertida para a Fundação Terra, de Arcoverde.

“Nesta obra, eu conto fatos que se passaram ao longo da minha carreira. Passei por muitas experiências boas e ruins, como quando troquei de lugar com uma refém grávida e acabei virando ‘chefe da quadrilha’, durante o sequestro, pois os bandidos estavam perdidos e não conheciam a estrada, dessa forma, fui obrigado a ditar para onde eles deveriam ir. É bom lembrar que quem comprar o livro, estará ajudando a Fundação Terra do Padre Airton”, enfatizou o jornalista.

E para finalizar, o cantor Maciel Melo deu um show a parte para celebrar o Dia do Professor e aproveitou a oportunidade para autografar a segunda edição de ‘A Poeira e A Estrada’, que remete a uma canção em homenagem a Walmar Belarmino. “Excelente a apresentação do forrozeiro. Fico muito feliz com a homenagem prestada à categoria. Me sinto valorizada”, ressaltou a professora aposentada, Maria José.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *