A partir da próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, as 48.000 famílias inscritas no Bolsa Família precisam comparecer ao Posto de Gestão do Programa, na Secretaria de Políticas Sociais, localizada na Rua Armando da Fonte, 197, Maurício de Nassau, para agendar o recadastramento. A atualização dos dados é obrigatória, por exigência do Governo Federal. Quem não comparecer corre o risco de ter o benefício cancelado.
O primeiro passo é fazer o agendamento, ou seja, marcar o dia em que a família comparecerá para o recadastramento. O prazo do agendamento vai até o dia 28 de fevereiro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 12h.
A Secretaria de Políticas Sociais realizará cerca de 180 agendamentos por dia. Como o limite do recadastramento é o fim de dezembro, até lá, a expectativa é atender todos os beneficiários do programa.
No dia agendado, cada família cadastrada deve levar ao posto de atendimento os originais da carteira de identidade, CPF, título eleitoral, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e comprovante de matrícula escolar dos filhos.
O gestor municipal do Programa Bolsa Família do município, Alexandre Medeiros, chama atenção também para àquelas pessoas que ainda não recebem o beneficio, mas que são cadastradas; elas também têm que agendar o recadastramento. Caso contrário, elas não serão incluídas na reavaliação, que será feita segundo os critérios do Governo Federal. “A prefeitura oferece todo o apoio no monitoramento das informações, contudo, os critérios de concessão do benefício são definidos pelo Governo Federal”, explica o gestor.