O Polo de Confecção de Pernambuco é um marco econômico e comercial a nível nacional. Ao todo, são mais de duas mil indústrias, que, de acordo com o Estudo Econômico do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções do Agreste Pernambucano, movimentam cerca de R$ 6 bilhões por ano, empregando mais de 130 mil pessoas em dez cidades pernambucanas.
Para fortalecer essa movimentação, o Governo do Estado de Pernambuco lançou, neste mês de setembro, uma campanha publicitária que tem o objetivo de divulgar o trabalho produzido nessas localidades. Com o nome Moda PE e articulação do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil de Pernambuco (NTCPE), a iniciativa é focada nos eixos de consumo próprio e investimento e tem o slogan “É para vestir e investir”.
Uma das diretrizes da campanha é que ela tenha um direcionamento alinhado com as demandas identificadas pelos representantes de cada uma das cidades que compõem o Polo. Por isso, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) sediou, nesta terça-feira (28), uma reunião focada nas estratégias de marketing e infraestrutura que serão adotadas.
“Essa reunião veio para a gente pensar o Polo de Confecção de Pernambuco. Então, juntamos as três cidades que são polos para o emprego, renda, moda e desenvolvimento para pensarmos juntos. O Governo do Estado vai fazer uma campanha publicitária em todo o Brasil e está ouvindo o segmento. Essa reunião foi justamente para isso: desenvolver um plano de trabalho para que as ações sejam definidas a partir a ideia de todos”, explicou a presidente da Associação, Ivania Porto.
Ao longo do encontro, os representantes de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe puderam debater pontos como a aplicação de recursos de propaganda, o público-alvo da campanha e o conteúdo que será produzido para as redes sociais e para as campanhas off-line.
“Essa foi uma reunião extremamente importante, que traçou estratégias, infraestrutura urbana e, principalmente, uma campanha publicitária para o Polo Confecções. Estamos muito animados. Pela primeira vez, nós vamos ter realmente uma campanha direcionada para a publicidade de imagens da nossa região”, comemorou o prefeito de Toritama, Edilson Tavares.
Além do chefe do executivo de Toritama, também estiveram presentes na reunião o presidente da Federação das Associações Comerciais de Pernambuco (Facep), Osíris Caldas Neto, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Toritama, Luiz Viegas, o presidente da Associação Comercial de Santa Cruz do Capibaribe, Josivan Ramos, o superintendente de Atração de Investimentos, Diogo Beltrão, o presidente do NTCPE, Wamberto Barbosa, e a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Villaça, que participou por videoconferência.