Nesta quinta-feira (18), data em que Caruaru celebrou 160 anos de emancipação, foi também o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos promoveu uma ação preventiva e de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação foi realizada pela secretaria, através dos CREAS municipal e CREAS MSE, Serviço de Abordagem Social, Projeto Para Mudar é Preciso Agir e Gerência de Direitos Humanos. As ações de panfletagem, abordagens sociais, apresentações e atividades lúdicas, aconteceram na ciclofaixa da Avenida Agamenon Magalhães, na rua ao lado do antigo Yázigi.
O evento reuniu diversas entidades, entre elas, o grupo de atletas cadeirantes da Apodec, que disputaram um jogo de bocha. Teve também apresentação de esquete teatral do grupo TEA, que explorou a temática, e macroginástica para idosos. A criançada recebeu doces e pipocas e pôde participar de atividades de pintura de rosto e desenho. “É um dia para marcar a luta, para reafirmar o compromisso que nós temos de garantir a total integridade das nossas crianças. Nada mais importante no aniversário de Caruaru do que a gente estar aqui, na avenida, chamando a atenção das pessoas que estão passando para mostrar nossa atuação na cidade, como um canal de recebimento de denúncias”, afirmou o secretário Fernando Silva.
Estiveram envolvidos na ação assistentes sociais, psicólogos, pedagogas, advogados e educadores sociais. Para denunciar algum ato abusivo ou de exploração sexual contra crianças e adolescentes, basta ligar para o “disque 100”.