Na próxima quarta-feira (27), a Administração de Fernando de Noronha vai realizar, para as mulheres idosas da ilha, a oficina do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Entre os palestrantes, está a psicóloga Mitsy Medeiros, além dos representantes da Coordenadoria da Mulher e do Conselho Distrital do Idoso. Sob o tema “Qualidade de Vida da Mulher Idosa”, a ação visa ao atendimento integral à família e é executado nacionalmente pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). No arquipélago, será feita com o apoio das superintendências de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Saúde.
Idealizada para fortalecer as ações de conscientização e mobilização da sociedade em prol das mulheres no mês de março, a oficina em Noronha busca desenvolver a atividade com visibilidade especificamente para as idosas, através do diálogo e alinhamento com outros setores da Administração.
Para a superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Nayara Leite, o objetivo da oficina é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais. “Além de promover a qualidade de vida aos idosos residentes em Fernando de Noronha, visando, assim, o fortalecimento de vínculos e o bem-estar na comunidade em que vivem. Para atender a esse objetivo, foi pensada uma atividade coletiva com a participação da Superintendência de Saúde, e será conduzida por profissionais da pasta e da assistência social, construindo momentos de interação e troca de saberes”, disse Nayara.
A oficina vai focar na qualidade de vida da mulher e em aspectos do envelhecimento, de como elas podem ter um envelhecimento mais saudável e ativo, de forma que consigam trabalhar não só o corpo, mas a saúde mental. “Aproveitando o mês de março, o mês comemorativo às mulheres, a gente vem trabalhando em mais uma ação para melhorar a qualidade de vida delas. Algumas idosas costumam dizer que o corpo envelhece, mas a mente não, então precisamos trabalhar tanto o corpo quanto a mente para esse processo. E aí, nesse sentido, realizaremos a oficina, conduzida por Mitsy, que é psicóloga e vai tratar um pouquinho com as mulheres idosas sobre o momento que elas têm vivido, do envelhecimento”, ressaltou Isabel Sobral, superintendente de Saúde.
A oficina do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) será realizada às 9h, no Setor Social da ilha. Não precisa se inscrever para participar.