Advocacia digital: inovações tecnológicas são ferramentas preciosas

A tecnologia nas últimas duas décadas avançou desenfreadamente, ultrapassando as necessidades que um dia foram sua inspiração, para ser algo que todos precisam acompanhar.

Mesmo no tradicional Direito, com suas intrincadas nuances, o vocabulário rebuscado e milhares de laudas (páginas) escritas, hoje cedeu espaço à revolução tecnológica. Os advogados e escritórios precisam ter acesso digital criptografado a processos, o andamento processual é acompanhado por meio de websites e a automação dos escritórios é um instrumento preciso e que traz segurança na gestão administrativa e judicial.

O ganho com produtividade é generoso, softwares de gestão, que já eram realidade um tempo atrás, estão cada vez mais inteligentes e práticos, além de interligados com telefones e e-mails. Os dashboards para acompanhamento em tempo real das atividades dos advogados, com agenda interativa de suas tarefas diárias, são itens indispensáveis em qualquer escritório.

Toda essa alteração para o mundo digital, também faz com que novas vertentes no Direito apareçam, como a introdução do Direito da Inteligência de Negócios, conceito forjado pela Amaral, Yazbek Advogados, visando à utilização das novas tecnologias de dados em favor das empresas.

De acordo com a advogada tributarista sócia do escritório Amaral, Yazbek Advogados, Letícia Mary do Amaral, inovação e tecnologia devem andar juntas para facilitar os processos. “Essa é uma maneira de aliar ideias disruptivas, tecnologia e direito, aproximando seu público-alvo (empresas de médio porte) das possibilidades que o direito pode ofertar na estruturação de estratégias por meio do uso de dados abertos, públicos e privados, contidos no BIG DATA da administração pública”.

Muito além do papel

Além das transformações na atuação dos advogados e escritórios, vê-se uma nova alternativa à pequena exposição deles, uma vez que a publicidade de serviços jurídicos no Brasil é restringida pela Ordem dos Advogados do Brasil. São redes sociais, como o Instagram, que dão visibilidade às empresas, e agora aos profissionais do Direito.

A Amaral, Yazbek Advogados foi além. “Somos pioneiros na criação de um Canal no Youtube com episódios quinzenais, exclusivamente produzidos para empresários e executivos. O Canal Direito da Inteligência de Negócios nasceu para ser o elo entre o Direito e o empresário por meio de assuntos inovadores e novidades do mundo jurídico que afetam diretamente o mundo empresarial”, afirma Letícia. Os episódios mencionados pela advogada são postados quinzenalmente às quintas-feiras. Complementando o canal, um artigo é postado no Blog do escritório com a mesma temática que, de igual modo, é replicado à imprensa e aos clientes.

Não mais um pequeno anúncio no jornal ou número em listas telefônicas servem aos advogados, é preciso manter o passo da evolução tecnológica, empurrada por processos digitais e integração virtual, onde aqueles que cobrem todos os espaços cibernéticos e sabem utilizar as mais novas ferramentas informáticas, existem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *