Agrestina realiza reunião de acolhimento do Programa Mãe Coruja Pernambucana

mae

A reunião de acolhimento do Canto de Agrestina do Programa Mãe Coruja Pernambucana, que garante atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde, foi realizada na Câmara Municipal de Agrestina, para apresentar o programa aos profissionais envolvidos na sua execução.

O programa voltado para gestantes e seus filhos com até cinco anos de idade, tem o objetivo de criar uma rede solidária para redução da mortalidade materna e infantil, além de melhoria de indicadores sociais através de ações da saúde, educação, cultura, desenvolvimento social, esporte e lazer em parceria com o município e a sociedade, garantindo às crianças nascidas em solo pernambucano um desenvolvimento saudável.

Estiveram presentes a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Conselho Tutelar, profissionais da saúde e a equipe multidisciplinar do Mãe Coruja no município, formada por Erica Mariano e Viviane Mota, técnicas no programa, Erivânia Mendes e Zilene Tavares, professoras, e Katiane Wanessa, coordenadora de educação e cultura, que irão compor esta gestão integrada, iniciada desde 2010.

A coordenadora regional do programa no estado, Catarina Almeida, que comanda 14 municípios, conduziu a acolhida apresentando a importância de investir nas mulheres e cuidar da população, também tirou dúvidas, mostrou todas as ações realizadas e seu funcionamento. Para Catarina é muito importante trabalhar de mãos dadas com todos os setores e secretarias, porque o “Mãe Coruja” busca cuidar das gestantes em todos os aspectos, para que se sintam amparadas, a exemplo do Vínculo de Educação e Cultura, que trabalha o empoderamento das mulheres e incentiva a volta aos estudos, e dos cursos de qualificação, como o Cozinha Brasil que trouxe 80 vagas à Agrestina. “Esse trabalho é para fortalecer o município, empoderar e dar força às mulheres, envolvendo toda a família nesse processo. Vamos trabalhar juntas e melhorar os indicadores em Agrestina”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *